logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Médicos e profissionais da área da saúde27/10/2015

Grande parte dos lanches disponíveis nas redes de fast food não é nada saudável. Mas vamos combinar que são muito práticos, atraentes e agradam principalmente crianças e adolescentes.

Então, que tal transformar sua cozinha em uma franquia doméstica e muito saudável de fast food?

Em primeiro lugar, liste os alimentos que você quer preparar, por exemplo: hamburguer, pizza, cachorro quente, sanduíches... e seus acompanhamentos: batata frita, anéis de cebola, refrigerante, sorvete...

Agora, use sua imaginação para reinventar as receitas que você mais gosta seguindo essas dicas:

1. Evite as frituras ao máximo, mas se precisar fritar como é o caso dos pastéis, use o óleo de soja, melhor ainda se for gordura de coco. Ao invés de fritar o hamburguer, os anéis de cebola ou as batatas palito, asse no forno. As batatas você pode salpicar com orégano. Ficam muito saborosas. Experimente! E lembre-se de dar uma mexidinha nas batatas para dourarem em todos os lados. E nunca, nunca reutilize o óleo de fritura.

2. Escolha uma carne magra e faça seu hamburguer caseiro. Você pode acrescentar a ele especiárias, alho e cebolas bem picadinhas. Pode também acrescentar cenoura ralada bem fininha. Se quiser dar um toque especial, misture a carne moída azeitonas picadas. E é claro, asse no forno. E lembre-se de dourar nos dois lados.

3. Use pães integrais. Para pizza, divirta-se com sua família fazendo uma massa caseira com farinha integral.

4. Utilize folhas verdes. No hamburguer ou no sanduíche, saia do básico e experimente usar no lugar da alface outras folhas como agrião, rúcula, acelga... junte as folhas um punhadinho de manjericão ou hortelã fresca bem picadinhas elas darão um toque especial.

5. Utilize maionese light ou uma pasta caseira de ricota temperada com ervas secas ou frescas. Você pode ainda usar molhos especiais como molho tártaro, molho de iogurte e mostarda... a ordem é inovar!

6. Use uma quantidade minima de sal. No caso do hamburguer, você pode fazê-lo sem sal, porque os outros ingredientes, como o pão e molhos já terão sal.

7. Reduza a quantidade de queijo e use apenas queijos com baixo teor de gorduras.

8. Coma sua pizza com salada. Faça uma salada bem colorida e com muitas folhas. Use pimentões vermelhos, amarelos, tomate, cebola, folhas verdes, hortelã, manjericão, brócolis, couve-flor... solte sua imaginação. Não use tempero. Se for necessário, tempere com uma mistura de azeite de oliva e suco de limão. Você também pode fazer o seguinte molho: iogurte natural, hortelã picadinha, azeite de oliva e suco de limão. Misture tudo e coloque sobre a salada na hora de servir.

9. Faça seus nuggets caseiros. Corte peito de frango, sem pele e sem gordura aparente, em pequenos pedaços, tempere com alho, uma pitada de sal e suco de laranja deixe descansar por 20 minutos depois passe no ovo e na farinha para empanar e asse no forno.

10. Substitua os refrigerantes por soda italiana, água aromatizada, suco natural de frutas ou fanta caseira.

11. E o sorvete? Faça o seu em casa. Bata uma fruta de sua preferência com um pouco de água de coco, até ficar cremosa, coloque em forminhas de sorvete que você compra em nas antigas lojas de 1,99, leve ao freezer. Voilà! Você tem um picolé saudável, refrescante e delicioso. Mas você também pode substituir a água de coco por iogurte natural se quiser um sorvete mais cremoso. Em ambas as receitas não se esqueçam de acrescentar pedacinhos da fruta.

Aprenda com suas experiências. Ajuste suas receitas ao longo do caminho. Envolva sua família na preparação dos pratos. Torne esses momentos memoráveis.

Dê assa a sua imaginação e crie receitas originais e cheias de sabor e cor. Sua saúde e a de seus familiares agradecem.

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant