logoSign upLog in
Daniela Martins Barbosa

Daniela Martins Barbosa

To Eventos Corporativos03/11/2015

No ultimo dia 29 de outubro foi o Dia do Cerimonialista e como tal dediquei esse texto em homenagem no meu blog, e agora divido com vocês.

Mesmo tendo estudado todos os processos de como organizar um evento na faculdade, antes de colocar a mão na massa, achava que ser cerimonialista era algo fácil, como diz o povo da minha terra, 'mamão com açúcar.' E é claro que eu estava #enganada!

Logo que formei fui convidada a participar de um curso de aperfeiçoamento em Cerimonial e Protocolo. Aceitei o convite e para minha surpresa ao final a profissional que ministrou o curso me indicou para assumir o departamento de Cerimonial de uma empresa de Eventos conceituada da minha cidade.

Agradeço as pessoas, como essa palestrante ao Wask Moraes e a Bárbara Queiroz, que abriram várias portas para que eu pudesse aprender e vivenciar a arte de realizar eventos.

O Cerimonialista é o profissional responsável por realizar sonhos! Só por isso já merece todo o nosso respeito e admiração. Mas ainda tem mais, para realizar o sonho de seus clientes esse profissional precisa; saber lidar com pessoas, saber planejar e se organizar a ponto de coordenar todos os fornecedores. Precisa ser criativo para surpreender os convidado e estratégico, porque evento é sinônimo de eventualidade!

E o Cerimonialista precisa sempre estar preparado para as eventualidades, pois nada pode dar errado no dia da realização do seu sonho!

É uma profissão linda, agitada, animada, cheia de imprevistos, lotada de compromissos, reuniões, degustações, treinamentos, surpresas, check lists, terninhos, postura e elegância, sorrisos, bom humor e muita adrenalina. Sinto muitas saudades das pessoas que trabalhavam comigo naquela época, principalmente das recepcionistas que são nossos braços e pernas. Aprende muito em cinco anos planejando, organizando, atendendo, produzindo, executando e monitoramento eventos, fiz amigos e encontrei meu amor.

Amadurece todos os ensinamentos dessa fase e utilizo em tudo que faço, sou Cerimonialista por profissão, vocação e amor. Ainda organizo eventos, mas hoje auxilio outras Cerimonialistas a iniciarem no mercado e as que querem alcançar novos voos e precisam de motivação e compreensão sobre esse universo tão cheio de estratégias, criatividade e planejamento.

Parabéns a todos nós, profissionais que produzem festas e eventos!

Daniela Martins Barbosa
Relevant