logoSign upLog in
miguel mamede junior

miguel mamede junior

To Gastronomia Brasil and other hives 19/11/2015

O risoto de camarão é um prato único que explora a combinação perfeita entre dois ingredientes: arroz e camarão.
Se até hoje você só comeu este prato no restaurante e acha que esta é uma receita difícil, não desanime! Preparar um ótimo risoto de camarão vai ficar mais fácil com as essas dicas!
O tipo de arroz…
Este é o ingrediente mais importante para um risoto de camarão porque existem vários tipos de arroz. O Arborio é o mais recomendado para preparações a base de peixes e frutos do mar.
Mais pra frente iremos ver como a escolha do arroz é fundamental para o tempo de cozimento.
Quantidade de arroz…
Utilizar um copo médio para cada pessoa +1, por exemplo, para 4 pessoas= 4 copos + 1.
Ingredientes do risoto de camarão para 2 pessoas:
3 copos de arroz
200gr de camarão
30gr de manteiga
2 colheres de azeite extra-virgem
1 cenoura
1 talo de aipo
1 colher de sopa de salsa
1/2 cebola
100 ml de vinho branco seco
sal e pimenta
Passo 1: camarão
Primeiro limpe o camarão e corte-o em pedaços grandes, tendo o cuidado de manter as cascas e as cabeças que serão úteis para o caldo
Passo 2: o caldo
Em uma panela, cozinhe por 5 minutos, as cabeças e cascas de camarão com a cenoura, o aipo picado e uma pitada de sal com 5 conchas de água. Quando estiver pronto, coe o caldo para retirar os resíduos de camarão
Passo 3: refogar e tostar
Pegue uma frigideira. É fundamental que o arroz seja preparado em uma frigideira grande com lados baixos para que se distribua bem na parte inferior.
Refogue a cebola em um pouco de azeite e manteiga. Adicione então o arroz e toste-o. Este é um passo muito importante: tostar o arroz serve para fechar os seus poros e fazer com que ele não fique empapado depois.
Para tostar o arroz é necessário que ele esteja bem distribuído em todo o fundo da panela. Para entender quando é devidamente tostado, coloque a palma da sua mão perto do arroz, se é bem quente quer dizer que está pronto.
Passo 4: cozinhar
Um vez que o arroz está tostado adicione o vinho branco e deixe esfumar, depois é o momento do caldo dos camarões. Neste momento você tem que escolher: se você quer o arroz seja mais sequinho, coloque um pouco mais de caldo (aproximadamente 1 litro) no início e em fogo médio deixe o caldo secar mas não mexa no arroz. Uma vez que o caldo é absorvido, adicione o restante um pouco de cada vez, mexendo muito pouco o arroz e por fim adicione os camarões limpos.
Se você ao invés preferir como nós um risoto mais cremoso, despeje o caldo um pouco de cada vez, o suficiente para cobrir o arroz e continue a girar. Neste modo o arroz vai liberar o amido, misturando todos os sabores. Toda vez que o caldo secar, adicione mais caldo até o fim do cozimento.
Passo 5: cremosidade e como servir
Geralmente o arroz Arborio leva de 15 a 17 minutos para cozinhar. Adicione os camarões somente no final do cozimento, alguns minutos antes (aproximadamente 2 minutos).
Para ver se o arroz está pronto prove alguns grãos, eles devem ser duros mas não crus (na prática, se você cortar um grão ele não deve ser branco no meio).
Desligue o fogo, adicione outra colher de sopa de manteiga, a salsa picada e deixe repousar (em italiano “mantecare“) por alguns minutos. Sirva o risoto de camarão em um prato rigorosamente frio!
Harmonização do risoto de camarão com vinhos
Massas e risotos com sabores do mar pedem vinhos e espumantes jovens, suaves, frescos, com uma ótima sapidez, de média estrutura e uma certa personalidade gusto-olfativa, como o branco fresco e de ótima sapidez Alto Adige Sauvignon ou o frutado e aromático Müller-Thurgau.

miguel mamede junior
Relevant
  1. Tolentino Neto
    22/11/2015 #3Tolentino Neto
    Esse prato da foto não é risoto certo? Estão usando arroz agulhinha...
    Reply
  2. Thiago Smicelato
    19/11/2015 #2Thiago Smicelato
    Um conselho! Se você colocar uma foto no seu perfil mais gente vai querer seguir e provar suas receitas!
    Reply
  3. Thiago Smicelato
    19/11/2015 #1Thiago Smicelato
    Vou provar!!!
    Reply