logoSign upLog in
Gabriel Couto

Gabriel Couto

To 3k22/11/2015

E aí Igor e pessoal aqui do grupo, acredito que muito provavelmente serei ignorado e que alguns não irão gostar, mas venho aqui em procura de dicas e para falar algumas coisas! Em geral, esse texto vai ficar bem grande e vai ser direcionado ao Igor, pois não sei se tem outro youtuber aqui nesse grupo! Porém, ainda pode servir de discussão aí entre a galera, bora interagir! Vamos lá que o texto é grande, mas vou começar pedindo as dicas pra depois comentar cada!

- Placa de captura, qual é uma boa e que não seja muito cara?
- Muita edição de vídeo é um recurso necessário, ou o conteúdo importa mais?
- Qual o melhor jeito de divulgar um vídeo ou canal?
- Dicas para fazer um canal com vídeos de qualidade e que as pessoas gostem?

Então, vou começar apresentando aqui meu canal e comentar um pouco. Enquanto faço esse texto, tenho 387 inscritos e o canal completa 1 ano no dia 25/11 (mas no mínimo metade desse tempo eram vídeos muito periódicos, sem razão de existirem e em algum tempo eu fiquei sem postar). Há uns poucos meses resolvi levar realmente à sério a questão de fazer os vídeos, principalmente depois de ter passado no vestibular que eu queria, pois fui morar relativamente longe de casa e sozinho pela primeira vez (fazer os vídeos serve de distração!). Há pouco mais de um mês, se não me engano, oficializei a programação com 1 vídeo diário de gameplay, com a possibilidade de um adicional, seja vlog ou outro tipo de gameplay. Atualmente faço vídeos de GTA V e Minecraft como oficiais do canal (duas séries de minecraft separadas). Dito isso, vou tentar falar em tópicos:

- A questão técnica do canal é bem complicada. Recentemente ganhei um headset bem legal, da tritton (Kama Blue), que é compatível com o Playstation 4 e computador. Preciso gravar, em geral, acoplado ao PS4, pois não tenho uma placa de captura, grande problema. Utilizo o SharePlay para gravar a tela, o máximo de cada gravação é 15 minutos e me esforço bastante para fazer com que as pessoas não notem que o vídeo não é exatamente contínuo, pois eu faço vários vídeos com mais de 15 minutos, principalmente de Minecraft. A questão financeira é complicada, até comprar jogo é um sacrifício, mas gostaria de em breve ter uma placa de captura, apesar de o SharePlay ter uma boa qualidade e nunca ter me deixado na mão. Por isso, há alguma placa com qualidade semelhante e que não seja muito cara? O máximo que posso upar é 720p de um jeito ou de outro, mais que isso seria uma eternidade com a internet da cidade onde eu moro hoje para estudar.

- Tento gastar o tempo da melhor maneira possível, mas a quantidade de vídeo que gravo é fumaça perto do que o Igor grava. Um vídeo por dia como OFICIAL é o máximo que consigo fazer, pois têm vários fatores que são importantes: edição, renderização, criação de thumbnail, upload do vídeo, interagir com os inscritos e provavelmente mais coisa que não consigo me lembrar agora. É o máximo pois passo muito tempo na faculdade, e quando não estou nela, estou estudando, pois faço um curso caro, ao qual não sou eu que pago, e quero ter uma formação boa e honrar o dinheiro que meus pais gastam tanto para pagar a faculdade tanto para me sustentar morando fora de casa e sozinho. Com esse número de vídeos, acredito que consiga manter o canal bem atualizado e além disso, fazer vídeos que tenham alguma qualidade e que em geral, tenham um bom tempo de gravação (20 minutos em média, por exemplo, nos de minecraft). Porém, não tenho habilidade alguma pra fazer edições mirabolantes, nem tempo, algo que algumas pessoas vêm fazendo ultimamente. Acompanho o canal do Igor há muito tempo e sempre admirei muito por ter gameplays completas, sem edições, acho assim melhor, então, diante de tudo que falei e considerando que o tempo é extremamente limitado, pergunto novamente: muitas edições é necessário para o vídeo ser bom?

- Sempre que procuro algo sobre divulgação, é sempre indicado pelos vídeos e textos à ficar postando no canal dos outros pedindo pra galera passar no canal, assistir os vídeos e tal. Sinceramente até funciona, mas é bem problemático. Não tenho coragem de passar em qualquer canal e mandar “venham ver o meu” em qualquer vídeo e sair. Não que eu não tente divulgar assim, aliás, tem sido praticamente o único meio de divulgação que utilizo, mas tento sempre assistir os vídeos que acredito que eu goste, tento tirar algo legal para falar do mesmo e aí sim convidar, acho mais ético dessa maneira, e tenho feito isso bastante no canal do Igor, pois assisto muito vídeo por lá. Mas é problemático, como eu já disse, muita gente não aceita isso muito bem e acaba perseguindo só de pirraça, infelizmente as pessoas são complicadas (e provavelmente alguém assim pode estar lendo agora; vá tomar uma cerveja, amigo!), enquanto alguns youtubers, mesmo que eu tenha utilizado esse meio, de assistir o vídeo, falar algo legal e depois mandar o convite, não gostam muito e tenham me suspendido de comentar (e gente que eu gosto bastante e continuo assistindo os vídeos). Existe algum meio mais eficiente de divulgar? Sei que o canal 3K teve grande ajuda da divulgação do gameplayrj, mas foi utilizado algum tipo de divulgação extra? Redes sociais é uma opção complicada, uma vez que poucos inscritos meus me seguem no twitter, por exemplo.

- Por fim, algumas dicas de fazer vídeos que a galera goste? Nunca fui um cara engraçado, aliás, sempre fui muito fechado e tímido, algo que melhorou muito com o canal, mas ainda não tenho conseguido ser muito animado, algo que condeno em mim bastante e tento mudar no dia a dia das gravações. Acho que avancei um pouco nisso, mas não o suficiente! Fico só com essa autocrítica, mas gostaria de ler o que outras pessoas têm à falar sobre isso =D
Ah, outra coisa, meus amigos não possuem PS4, por exemplo, e não jogam GTA V. É um jogo bem legal, o pessoal gosta, mas tenho sempre que gravar sozinho, o que é um pouco complicado pra qualidade… tentei gravar com inscrito, mas o desencontro de tempo complicou a continuidade, infelizmente…

Parabéns aos mestres que conseguiram ler todo esse texto, agradeço à vocês, espero que alguém no mínimo tenha conseguido e que se comunique aqui! Espero que respondam e me deem dicas =)

Sei o quanto complicado é crescer no YouTube, mas acho que fiz um progresso bem legal até agora. Tenho 387 inscritos, é uma quantidade bem legal, principalmente pois na primeira vez que postei, achei que ninguém além de mim veria meus vídeos. Querer crescer não é pecado, todos queremos. Termino esse texto chato falando sobre mim: Meu nome é Gabriel Couto, tenho 20 anos e faço faculdade de medicina. Não sou mais criança e o Youtube não é um sonho para mim, não fico cego em querer ser conhecido ou ganhar algum dinheiro fazendo os vídeos, eu faço pois gosto muito de jogar e aprendi a gostar muito de gravar… é uma distração muito forte e alívio à pressão e estresse tanto de morar sozinho e ter que lidar com problemas em alguns momentos, quanto aos estudos da própria faculdade, que é bem desgastante e complicada. Digo isso pois espero que entendam que fiquei uma hora escrevendo isso aqui e para pedir à quem pelo menos leu que responda algo legal, no mínimo, e que se tiver algo negativo para falar, que fale também, mas ao menos seja maduro ;)

Obrigado. abraços! :D

Gabriel Couto
Relevant
  1. Gabriel Couto
    22/11/2015 #1Gabriel Couto
    Complementando! Talvez pareça que eu estivesse tentando me fazer de coitado nesse texto, não sei! Mas a intenção é receber críticas (espero que positivas) ou ideias e dicas, para continuar melhorando =D Valeu!
    Reply