logoSign upLog in
Daniela Martins Barbosa

Daniela Martins Barbosa

To Comunicação e Jornalismo23/11/2015

Já ouviu fala que Mapa não é território? Na PNL essa expressão desencadeia uma análise interessante sobre como percebemos o mundo, as situações e as pessoas que estão a nossa volta. E eu adoro esse estudo sobre ‘Mapa’ e ‘Território’ e espero que você goste também!

Território é o local que habitamos, nosso ambiente, seja ele, interno ou externo. O significado de mapa é a representação de um território, mas não o território em si. Na PNL o mapa é o nome que se dá a nossa representação interna, ou seja, toda informação que nós aprendemos na infância, nossas crenças, valores e memórias. A partir daí construímos nosso modelo de mundo (nosso mapa).

Existe uma diferença entre o mundo (mapa) e a nossa experiência do mesmo. Ao analisarmos o mundo e as pessoas à nossa volta utilizamos informações do nosso mapa e da nossa experiência vivida até então pela perspectiva de três mecanismos: comparação, generalização e distorção.

Até aqui tudo bem? Então vamos ao cerne da questão, onde é necessário entender que Mapa não é território, e é aqui que entra a análise sobre a compreensão do outro e sobre relacionamento.

Acesse meu site e leia o restante da matéria e deixe seu comentário, http://www.comuniquerp/categoria/blog

Daniela Martins Barbosa
Relevant