logoSign upLog in
Silvana Pereira

Silvana Pereira

Treinamento e Desenvolvimento? Eis a questão...

No dia a dia, entre um encontro e outro com os colegas da área de T&D de diferentes segmentos, entendemos que um dos grandes desafios enfrentados é garantir de forma estruturada o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Atualmente os programas de treinamentos são na maioria técnicos, o que acelera a transmissão do conhecimento, mas a fixação e a utilidade se dá pelo processo de desenvolvimento e na minha opinião, a execução desta estratégia deve acontecer com o apoio da liderança, pois é o melhor caminho para se chegar mais próximo do colaborador.

E para estabelecer e acompanhar um PDI, não se faz necessário ferramentas de "última geração". Eu por exemplo, acredito no modelo da matriz "Nine Box" que pode ser utilizada anualmente ou mensalmente para mapear os altos potenciais (pessoas de alta performance) e os colaboradores que exigem atenção, enfim, com base na matriz é possível tomarmos ações de gestão de pessoas. Mas outro aspecto que pode vir a contribuir com o desempenho dos colaboradores de qualquer Organização, é a prática do Feedback. O feedback deve ser uma ação constante, seja numa conversa formal ou não, pois faz parte da gestão de desempenho. Uma vez que gestor em qualquer nível hierárquico adota essa prática como sua responsabilidade, é possível estabelecer metas com o colaborador, fazer o chamado alinhamento de expectativas, o que permite o líder apresentar os propósitos da empresa e ao mesmo tempo conhecer o que o seu time espera cia e do comportamento do líder inclusive.

Eu aprendo diariamente que o feedback é parte essencial para o acordo de objetivos. Quando se tem um bom direcionamento, o risco de falhas no processo reduz e ainda que algo saia fora do "trilho", não serão surpresas, pois isso antes é medido. Dizer "faça" não é direcionamento, não é orientação, não é ensinar. Ninguém muda ninguém, mas eu posso decidir mudar. A liderança tem o papel de influenciar e mobilizar. O aprendizado é contínuo, não pode ficar estático, todos precisam estar envolvidos!

Relevant