logoSign upLog in
Robertson Ribeiro

Robertson Ribeiro

To Professores e Educadores and other hives 30/12/2015

Xadrez nas alturas – O jogo dos reis no Himalaia
Por.: Robertson Ribeiro
30/12/2015

Iniciei minha pesquisa sobre a pratica do xadrez nas escolas do Himalaia, sem saber muito bem o que estava buscando, pois, nos países que formam a grande cordilheira não figura nenhum jogador com destaque internacional, o mais próximo é o indiano Anand ex-campeão mundial.
Porém, cada vez mais fui mergulhando em um mundo de uma cultura tradicional e repleta de simbolismo.
Pouco ou quase nada por aqui se sabe sobre o longinquo Butão – Terra do Dragão, pais encravado entre as montanhas do Himalaia com altitudes que chegam a mais de 7.000m, cuja a capital é Thimphu. Uma de suas principais festas do Butão é Tshechu evento religioso comemorado no décimo dia do mês do calendário lunar correspondente ao aniversário de Guru Rimpoche (Padmasambhava). No entanto, o mês exato da Tshechu varia de lugar para lugar e de templo em templo.
Diante de tanta tradição o Butão esta trabalhando em um projeto ambicioso de xadrez escolar desde 2010 com a colaboração do Ministério da Juventude e Desportos.
Mr. Chencho Dorji, diretor do Departamento de Juventude e Desporto do Butão, é um entusiasta do xadrez, e ele estendeu o suporte para o xadrez nas escolas. Toda a atenção tem sido voltada para isso, é o reconhecimento do quanto o xadrez é importante para as crianças, uma vez que se identifica um jovem talento ele é encaminhado para um centro de treinamento para fazer parte da equipe nacional.
Em 2014 o enxadrista Cheda foi declarado o primeiro campeão nacional e na olimpíada de xadrez em Tromso, Noruega a equipe do Butão foi convidada a participar, fruto de um trabalho de dedicação e reconhecimento da importância do xadrez nas escolas.
Descobrimos assim que o xadrez também pode ser uma ótima ferramenta para as aulas de História ou Geografia, onde se pode desafiar os alunos a conhecer novos pais, novas culturas a partir do xadrez como por exemplo pesquisando o nome de jogadores de xadrez como Capablanca, Alekhine ou outros nem tão famosos diante do tabuleiro como Napoleão ou Einstein

Veja mais sobre o Butão em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Butão
http://www.tourism.gov.bt/activities/festivals#sthash.15Jth2eb.dpuf
Ceditos de fotos:
http://en.chessbase.com/post/kuzo-zangpo-la-che-projects-in-bhutan
https://www.fide.com/component/content/article/4-tournaments/7991--bhutan-national-premier-chess-championship-cheda-becomes-first-official-national-champion-.html
https://www.google.com.br/search?q=bhutan+chess&espv=2&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjEyvunn4HKAhXIE5AKHdfsBloQsAQIPA&dpr=1#imgrc=kzK3cMN2iDJuBM:
https://www.google.com.br/search?q=bhutan+chess&espv=2&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjEyvunn4HKAhXIE5AKHdfsBloQsAQIPA&dpr=1#imgrc=ANO0WU9V2vggJM:

Robertson Ribeiro
Relevant