logoSign upLog in
Ana Luiza Freire Nascimento

Ana Luiza Freire Nascimento

Como gerir sua carteira de clientes de forma eficaz

Estamos na era da PERSONALIZAÇÃO, seja do produto, serviço, conteúdo, enfim… Ninguém quer ser tratado de forma igual, todos querem se sentir únicos e especiais. E como conseguir fazer com que nossos clientes se sintam assim? Philip Kotler disse que “o antigo modelo de marketing de massa está morto. Hoje você precisa ser bom em micromarketing. Estamos virando tribos, cada um com um padrão de consumo de mídia específico. Para cada consumidor devemos levar em consideração: O que ele lê, quantos amigos ele tem e em quais redes ele está. Estamos nos movendo de um conceito de mass marketing para precision marketing.”

Gosto muito desse conceito do Kotler, que diz tudo o que se precisa falar sobre esse assunto em poucas palavras. Mas quero destacar aqui as vantagens do Marketing One to One para a Gestão de Carteira de Clientes de qualquer tipo de negócio:

Maior controle sobre os relacionamentos e negócios com os clientes;
Mais pontos de contatos e interação com os clientes;
Maior possibilidade de assertividade em um atendimento;
Cliente como ponto central dos negócios (Customização);
Menos prejuízos com produtos estocados;
Ações e campanhas mais direcionadas;
Clientes mais satisfeitos;
Mais vendas.
Quer ter todos esses benefícios acima? Então pare para analisar quantos clientes você atendeu e não fechou venda no último mês. Você sabe o que originou essas visitas, quantos foram pela primeira vez ou retornaram, ou o que eles queriam? Você tem um relatório do que os clientes procuram e não encontram ou quantas ligações e emails você recebe por dia? Pare para pensar também na parte ativa. Quantas ligações ou emails você envia por dia? Quantas solicitações de proposta ou vendas foram geradas através disso? Enfim, poderia escrever mais um post inteiro dizendo coisas que você precisa fazer para ter informações suficientes e relevantes a respeito dos seus clientes e conseguir os benefícios citados acima.

Resumindo, busque saber como o cliente chegou até vocês, qual o perfil de compra dele. Solicite informações de cadastro (Nome, Data de Nascimento, E-mail, Telefone, Endereço). Junte tudo isso em um bom sistema de CRM ou, até mesmo, crie uma planilha de excel e utilize as informações captadas a seu favor. Crie e ofereça os produtos e serviços mais procurados, ofereça cupons de desconto a cada período que o cliente não voltou, informe-o de novos produtos, lembre-se do aniversário do seu cliente, mas não apenas com um “simples parabéns”, dê algo relevante para ele, baseado nas informações que você solicitou, condensou e transformou em inteligência de negócios.

Fonte: Publicitários SC

Relevant
  1. Renata Bittencourt
    29/04/2015 #1Renata Bittencourt
    Conceitos aplicáveis também no mundo da arquitetura... onde ao atender o cliente temos que fazer papel de marketing, comercial, psicólogo, tudo um pouco!
    Reply