logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Médicos e profissionais da área da saúde13/01/2016

Se possível evite exercitar-se em avenidas cheias de carros para evitar uma maior exposição a compostos tóxicos, que são cancerígenos emitidos pelos veículos.

Durante as atividades físicas, o volume de ar que inspiramos aumenta consideravelmente. E se o ar inspirado estiver cheio desses poluentes, irá agredir as vias respiratórias e no caso do monóxido de carbono haverá um aumento exagerado da frequência cardíaca e diminuição do transporte do oxigênio, o que prejudica o desempenho.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a prática de atividades físicas nas ruas de grandes cidades pode não ser um problema para quem não tem complicações respiratórias como asma e bronquite. Não há estudos que apontem problemas de longo prazo a pessoas saudáveis que pratiquem exercícios estando sujeitos a poluição.

Siga essas quatro dicas e bom exercício:
1) Exercitar-se em parques arborizados e em ruas internas dos bairros são boas alternativas;
2) Dê preferência a horários com menor movimentação de veículos.
3) Na academia, antes de se matricular, verifique se os filtros do ar condicionado são limpos regularmente.
4) Em épocas de frio e tempo seco, uma boa alternativa é praticar esportes aquáticos porque a umidade, diminui a propensão à inalação de poluentes.

Fontes:
2005 PERES, F. F. . Meio ambiente e saúde: os efeitos fisiológicos da poluição doa ar no desempenho física - o caso do monóxido de carbono. Arquivos em Movimento (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 55-63, 2005.

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/1095-exercitar-o-corpo-em-grandes-cidades-interfere-na-saude.html

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant