logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Médicos e profissionais da área da saúde14/01/2016

Sabemos que a atividade física regular é de vital importância para a prevenção e combate à doenças crônicas não transmissíveis. No entanto, o sedentarismo cresce de forma alarmante e a preocupação com a prevenção destas doenças tornou-se ainda maior.

O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros. Entre os sedentários 50,4% são mulheres e 41,2% são homens segundo estudo do Ministério do Esporte.

80,4% dos sedentários afirmam estar cientes dos riscos à saúde por não praticar atividades físicas regulares. A principal desculpa é a falta de tempo, apontada por 69,9% dos inativos, seguido de falta de motivação e preguiça.

Para auxiliar as pessoas sobre a quantidade e quais atividades físicas seriam interessantes serem praticadas, em 1996, o Departamento de Saúde dos Estados Unidos criou a Pirâmide do Exercício Físico para a prevenção de doenças e promoção da saúde.

A expectativa de vida tem aumentado no Brasil e no mundo. Mas do que adianta viver mais e sem qualidade de vida? Esperar para cuidar da saúde depois que adoeceu é uma péssima escolha, a prevenção é ainda a melhor opção.

E lembre-se: quem não tem tempo para cuidar da saúde um dia terá que ter tempo e dinheiro para cuidar da doença.

Então, vamos lá: Mexa-se!!

Fontes:
http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/06/sedentarismo-atinge-459-dos-brasileiros-diz-pesquisa.html
http://www.biologiahumana.com/2011_04_30_archive.html

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant