logoSign upLog in
RODRIGO GAIOTTO

RODRIGO GAIOTTO

O que é sucesso na carreira para você?

Tenho notado que muitas pessoas possuem questões sobre suas próprias carreiras. Para citar algumas: Que carreira é melhor para mim? Qual meu próximo passo profissional? Como faço para migrar para outra carreira? Não me sinto realizado em minha posição atual – o que fazer com isso? Fui demitido, sei que preciso melhorar em alguns aspectos, mas não sei por onde começar...

Estes são apenas alguns exemplos de reflexões que se pode fazer ao longo de sua jornada profissional.

Para ajudar quem deseja refletir sobre carreira e fazer mudanças em sua situação profissional, criei uma metodologia baseada em uma abordagem integral, que mapeia vários fatores determinantes do sucesso.

O primeiro passo que adotamos nesta abordagem é relativizar o sucesso. A definição genérica de uma carreira de sucesso pode ser bem diferente da definição personalizada.

Algumas pessoas não se identificam com a imagem padrão de um profissional de sucesso em sua área. Por isso, preferimos deixar que o próprio indivíduo defina o que é sucesso para si mesmo e trabalhamos a partir desse ideal definido por ele.

Na sequência adotamos uma metodologia de 8 passos, que ajuda a avaliar cada aspecto relevante do fenômeno que chamamos carreira, iniciando por questões como propósito de vida e valores. Sabe-se que o alinhamento entre essas questões e carreira irá definir o quanto de sentido uma pessoa encontra em sua jornada profissional. Quanto menos coerência entre atuação profissional e valores pessoais, menor sentido e realização o trabalho poderá proporcionar.

No passo seguinte do processo de reflexão, estimulamos uma avaliação sobre que lugar a carreira ocupa na vida de cada um, pois isso irá definir critérios importantes para se chegar ao sucesso de forma a preservar o sentimento de plenitude.

Em um terceiro momento, exploramos o conjunto de competências que a pessoa reúne e quais elementos a motivam, para que possa avaliar como tirar mais proveito de características de seu perfil para obter a sucesso profissional.

No quarto passo, estimula-se a consciência sobre como a pessoa se apropria de sua jornada profissional. Em outras palavras, neste momento, o cliente é convidado a refletir sobre o papel que assume em seu crescimento – é um papel mais ativo ou passivo? Tende a se implicar em suas conquistas ou fracassos ou atribui a responsabilidade a outros? Temos notado que pessoas que assumem o protagonismo em sua trajetória profissional tendem a ser mais bem sucedidas do que as que permanecem com postura passiva ou vitimada.

Que tal receber a revista Administradores digital todos os meses?
Torne-se um Administrador Premium
Tendo feito um primeiro ciclo de reflexão mais individual e subjetivo sobre aspectos críticos para o sucesso na carreira, passamos então para uma etapa mais objetiva do exercício, estimulando a pessoa a coletar dados do contexto onde está inserida. Partimos do pressuposto de que crescimento profissional se constrói da coincidência de vários fatores, alguns subjetivos, outros objetivos. Alguns que se referem ao indivíduo e outros que definem o contexto onde está inserido – o coletivo. Por abranger vários elementos, carreira é um fenômeno complexo e uma abordagem integral (ou holística) é a mais apropriada.

Nos passos mais objetivos do exercício, convidamos a pessoa a refletir sobre seu histórico profissional, a impressão que causa nos outros, feedbacks recebidos (positivos e negativos), o relacionamento que estabelece com gestores, etc.

Também são incluídas análises de cenário, tais como: momento da economia, da empresa e da equipe à qual pertence, grau de alinhamento com a cultura e valores da empresa, liderança e equipe.

Depois de completada esta etapa de reflexão, teremos reunido todos os elementos-chave necessários para a elaboração de um planejamento de carreira, qualquer que seja seu objetivo: avançar um próximo passo na mesma carreira, redirecionar sua carreira, iniciar uma busca por recolocação ou conseguir alto desempenho em um posto de trabalho.

Sabemos que não há uma única resposta possível para descrever sucesso na carreira.

Cada um deverá definir o que é sucesso para si e como irá buscá-lo. Nossa metodologia é bastante flexível para permitir que cada indivíduo possa encontrar seu caminho e desenvolver uma estratégia em busca de sua realização profissional.

Meiling Canizares - Consultora de RH e Coach de Carreira.

Relevant
  1. Carlos Garcia Vasconcelos
    29/04/2015 #1Carlos Garcia Vasconcelos
    É raro hoje em dia quem faça esse tipo de questionamento a si mesmo. Profissionais de todas as idades repensam se fizeram a escolha certa, ou se a escolha que vão fazer é realmente a mais adequada. O fato é que existem infinitas opções de atuação hoje em dia, o que é capaz de confundir qualquer pessoa. O importante é ter em mente que nunca é tarde para engatar a marcha ré e mudar de rumo!
    Reply