logoSign upLog in
Gisele Maldaner

Gisele Maldaner

To Identidade Visual Corporativa25/01/2016

Flyer, panfleto ou folder? Como diferenciá-los e usá-los a seu favor

Muitas pessoas têm dúvidas ao optar pelo formato de uma peça impressa: o que escolher? Panfleto, flyer ou folder? Definir corretamente suas características é fundamental para evitar erros de criação e produção. Além disso, cada impresso tem as suas especificidades e poderá contribuir de forma distinta para a sua comunicação.

Panfleto

Utilizado para nomear peças simples, impressas em grandes quantidades.
A vantagem do panfleto é permitir uma grande tiragem a preços baixos, com rapidez e facilidade de produção e impressão. Por isso, esse tipo de peça é utilizado em estratégias de divulgação massiva e imediata.
São utilizados para divulgação de lançamentos e promoções, feiras e eventos e ações em massa como campanhas políticas, dentre outros.

Flyer

Costumam ser mais refinados que os panfletos, impressos em grandes quantidades, mas em papéis de maior gramatura, com um trabalho estético mais apurado. É o caso típico de flyers de inaugurações de empreendimentos imobiliários. Marcas de bebidas costumam criar coleções, com imagens impactantes e acabamento diferenciado, para distribuição gratuita em bares e festas.

Folder

O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Em resumo, o folder é um panfleto com dobras. Assim, fica evidente que o folder é uma peça ainda mais refinada que o panfleto ou o flyer, o que irá exigir maior investimento em design, mas, por outro lado, oferecer maiores possibilidades criativas.
Um folder pode ter apenas uma dobra, considerado como quatro páginas, dobra sanfona, carteira, entre outras variações o que o permite comunicar uma quantidade maior de informações. É excelente para apresentações corporativas, lançamentos e descrições detalhadas de produtos.

Gisele Maldaner
Relevant