logoSign upLog in
Robertson Ribeiro

Robertson Ribeiro

To Formação Profissional29/01/2016

Artigo.: Xadrez Empresarial – Uma Gestão Estratégica
Por.: Robertson Ribeiro
29.01.2016

Uma partida de xadrez inicia muito antes que o jogador realize seu primeiro movimento, isso porque os bons jogadores elaboram todo um planejamento com vista a determinar não apenas em que direção pretende conduzir a batalha mais sim como pretende levar a partida até o seu triunfo final.
Assim ocorre também no mundo empresarial onde as batalhas são muitas e variadas. Podemos assim estabelecer um perfeito paralelo entre a atividade estratégica de uma empresa e os fundamentos estratégicos do xadrez.
Após ter realizado um planejamento sobre o que se espera alcançar, a empresa deve se organizar para isso, determinando qual o melhor caminho a seguir e qual as decisões que se deve tomar no decorrer desse longo caminho.
“A transformação da vantagem é uma das principais armas do bando forte que deve procurar tirar vantagens cada vez maiores e mais permanentes” (GM Capablanca). O Planejamento Estratégico deve servi como base para o desenvolvimento dos planos táticos, seja durante uma partida de xadrez ou no caminho estratégico das organizações, existindo até a possibilidade de se desenvolver planos alternativos.

Fonte.:
Pacheco, Ana Paula Reusing, Gestão Estratégica I, UnisulVirtual 2008
Estrin, Y.B., Fundamentos Estrategicos del Ajedrez y Contagambito Falkbeer, Martinez Roca 1985
Illescas, Miguel, El Ajedrez y la Estrategia Empresarial, artigo 2015

Fotos.:https://www.google.com.br/search?q=ajedrez+empresarial&espv=2&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjwndmrzc_KAhVIh5AKHT4dDBEQsAQIIw#imgrc=_

Robertson Ribeiro
Relevant