logoSign upLog in
STEPHANIE TABORDA

STEPHANIE TABORDA

7 dicas para ser mais criativo e inovador

A cada dia somos mais exigidos por soluções inovadoras e desafiados a realizar nossas tarefas – no trabalho e em casa – em menor tempo e com melhor qualidade. Inovação e criatividade podem ser dois recursos úteis para apresentarmos resultados melhores.

1.deixe as ideias surgirem. Permita que elas fluam, Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de encontrar aquela que será eleita “a melhor”.

2. Modele os melhores – identifique como outros profissionais e pessoas atuam e busque modelá-los. Como aquela pessoa consegue gerar soluções tão interessantes? O que ela precisou estudar para fazer isso?

3. Mude, começando devagar na sua velocidade – adote novos padrões para ações rotineiras: tome banho em horários diferentes, faça um caminho diferente, durma no outro lado da cama e depois, de ponta-cabeça, abra gavetas com a mão menos comum (se destro, abra com a esquerda e vice-versa) etc.

4. Seja criança novamente – lembre-se de quando era criança e o grau de criatividade que tinha para criar uma linda história com príncipes e princesas – ou guerreiros e monstros –, castelos, bailes – ou batalhas – tendo somente dois pequenos bonecos.

5. Estimule o cérebro – faça palavras cruzadas, procure ler e escrever palavras ao contrário, traga cor para suas tarefas rotineiras: use canetas marca texto de cores diversas. Pesquisas mostram que pessoas que trabalham com cores, tendem a ser mais criativas)

6. Pratique atividade física – pessoas que usualmente se movimentam e mantém o corpo ativo são mais criativas.

7. Utilize estas ou outras TÉCNICAS que conheça e prefira: a) Seis chapéus do pensamento , criada por Edward de Bono, b) Método World Café , criado por Juanita Brown, c) Disney's Storyboard, criado pelos Estúdios Disney no início da década de 1930 e d) Mapa mental , criado por Tony Buzan.

(Alexandre Prado, 8 de fevereiro de 2015)

STEPHANIE TABORDA
Relevant