logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Médicos e profissionais da área da saúde04/02/2016

Que as gorduras trans e saturadas são nocivas à saúde cardiovascular, já sabíamos. Pesquisas têm demonstrado que também podem estar associadas à depressão. A ingestão elevada de gorduras trans aumenta em até 48% o risco para depressão quando comparados com aqueles que têm uma ingestão mínima.

Em contrapartida, as gorduras poliinsaturadas estão associadas a diminuição do desconforto da TPM, fortalecimento do cérebro e melhora da memória e da capacidade de aprendizagem em crianças, entre outros benefícios. Isso porque 60% do cérebro é constituído por gordura sendo que na sua maior parte é ômega 3.

Deficiências de ácidos graxos ômega 3 afetam a estabilidade emocional porque causa uma falha nos receptores canabinóides nos neurônios ligadas ao comportamento emocional aumentando assim a ansiedade, a depressão e a dependência a drogas. Além disso, também regulam o sistema imune.

Para garantir a presença do ômega 3 em sua alimentação é importante que o alimento não seja frito. Prefira os crus, assados, cozidos ou grelhados.

Os peixes cavala, arenque, sardinha, salmão, atum e bacalhau são os principais peixes ricos em Ômega 3. A ingestão recomendada de peixes é de 2 porções por semana

Fontes:

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/ago3e6.php
http://www.spcna.pt/destaques/?imc=16n&year=2011&month=02&day=03&fmo=ln&destaque=270398
http://www.spcna.pt/destaques/?imc=16n&year=2011&month=01&day=31&fmo=ln&destaque=270396
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/25973/ciencia-e-tecnologia/receptor-canabinoide-2-cb2-e-responsavel-por-regular-comportamento-impulsivo

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant