logoSign upLog in
Rafaella Tabosa

Rafaella Tabosa

To Profissionais Administrativos06/05/2015

O PAPEL DA LIDERANÇA NA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FORTE E SUSTENTÁVEL

Durante todo o andamento do Mba em Gestão de Pessoas, ficou bem claro que a cultura é criada pelos seus líderes, seu modo de pensar, agir e administrar . Quando esta cultura se torna ineficiente para a organização, a liderança é chamada para modificar, refazer e ajudar aos colaboradores a aderir essa nova cultura que deve ser inserida no DNA da empresa.
O papel do líder na formação de uma cultura organizacional forte é o de identificar as mu-danças que estão acontecendo no mercado e ,muitas vezes, admitir que errou, que não sabe de todas as respostas e que em conjunto irão se reunir e formar elementos que irão embasar um novo conceito de uma cultura forte e que se modifica com as necessidades do mercado, pessoas, acionistas, fornecedores e governo.
Recriar uma cultura é extremamente difícil para a liderança, pois exige uma maturidade para sustentar todos os anseios que um processo de mudança é capaz de fazer com uma empresa, ser a fortaleza necessária para apoiar esse momento de transição e enxergar que esse período turbulento de medos, negatividade é momentâneo e importante para surgir um novo conceito forte e atual. A liderança deve identificar os colaboradores capazes de influenciar positivamente, negativamente e aqueles que apresentam- se isentos diante das mudanças. Essa ação requer um bom nível de conhecimento do gestor, pois é essencial para envolver, obter participação e anular as forças opositoras dentro do processo de mudança e de formação de um DNA .
Hoje, eu percebo que criar uma equipe sustentável requer, primeiramente, um conheci-mento de visão de futuro da organização e de como ela pretende alcançar os objetivos. Essa visão de futuro deve estar alinhada com os pilares organizacionais da empresa e ao alcance visual de todos. Ter ao lado os melhores da sua organização não é tão fácil, mas para um líder é estimulante, trabalhar com cabeças pensantes e que juntos são capazes de entregar os melhores resultados. O poder de estimular a audição é utilizado ao extremo, pois ouvir o que a equipe tem a dizer e muitas vezes, enxergar de uma forma diferente o problema é nato de um bom líder que sabe que tem uma equipe capaz. Por fim, não desperdiçar tempo encontrando pessoas que fazem as coisas erradas, e sim, elogiar quem faz o certo, compartilhar o certo e estar ciente que para acertar é preciso errar algumas vezes antes.
A meu ver, a liderança é um eterno aprendiz porque é a chave mestre para manter elevado os níveis de motivação, os insights de mudança , a força para administrar os conflitos e gerenciar os anseios, a massa para envolver e obter a participação necessária e ao final, ter resultados e metas alcançadas dentro dos prazos estabelecidos. Esse aprendizado requer na maioria das vezes, uma grande dose de humildade em identificar que precisam voltar aos bancos de faculdade para buscar um conhecimento oriundo de cases vividos por outros líderes, em outras empresas e em situações semelhantes. Essa busca pela troca de experiências pode ser disseminada nas organizações quando se trabalhar anualmente o plano de desenvolvimento individual ou em outros momentos, como o feedback.
Por fim, o líder precisa se sentir bem em seu local de trabalho, criar mecanismos que per-mitam um ambiente com boas energias e que vibrem com a sua presença. Propiciar um espaço de trabalho alegre, ser simpático e não apenas ter uma postura simpática , preocupar-se com as pessoas que trabalham conosco é papel de um bom gestor e isso faz a diferença na hora de obter os mais difíceis resultados dentro de uma organização com uma cultura organizacional forte e sustentável.

Rafaella Tabosa
Relevant
  1. Rafaella Tabosa
    07/05/2015 #2Rafaella Tabosa
    #1#1 barbara fernandez percebo que a lideranca é um norte a ser seguido pela equipe.Por isso temos que dar bons exemplos de conduta,postura e valores.
    Reply
  2. Bárbara Fernandez Lima
    07/05/2015 #1Bárbara Fernandez Lima
    Assino embaixo!!! O líder carrega a identidade e a cultura da empresa, por isso é tão importante termos bons exemplos nos cargos de gerência.
    Reply