logoSign upLog in
Wilson Silva Pinto

Wilson Silva Pinto

To Gestão por Processos, Modelagem e Automação de Processos and other hives 11/02/2016

O diagrama abaixo representa a hierarquia de decomposição do projeto de otimização de processo, com suas etapas até os produtos entregáveis.

I - Planejamento das Melhorias: consiste no arranjo das condições para iniciar o trabalho de melhoria, como a formação e capacitação da Equipe de Gestão Estratégica (EGE), mobilização da organização, priorização e delimitação dos processos, formação dos Grupos de Trabalho (GT’s), e ainda, elaboração do Plano de Trabalho.

II – Mapeamento do Processo: consiste no início do trabalho de mapeamento do processo, em que será desenhado o fluxo atual do processo (Fluxograma AS-IS), levantadas regras e normas inerentes ao processo e registrados os problemas e possíveis oportunidades de melhoria.

III – Modelagem do Processo: consiste na análise do fluxo atual e demais artefatos produzidos na fase-II visando observar as condições que o influenciam para identificar possíveis soluções. Ao mesmo tempo, será ainda trabalhada a formatação do novo fluxo e a definição dos indicadores que servirão para monitorar o desempenho do processo ao longo do tempo.

IV - Implementação das Melhorias: consiste na etapa final do trabalho, que dispõe sobre as condições necessárias para a efetiva implementação do novo processo, como a manualização dos procedimentos e demais documentos necessários e a capacitação dos colaboradores para realização do novo fluxo do processo.

Wilson Silva Pinto
Relevant