logoSign upLog in
Fernando Taufik Name

Fernando Taufik Name

O maior desafio da humanidade está no campo do pensamento. As grandes mazelas que nos afligem - meio ambiente degradado, políticos corruptos, lixo musical na TV, epidemias ligadas aos padrões de consumo humano, enfim - derivam do mesmo ramo: a incapacidade de pensamento crítico, ou ainda nossa preguiça ubíqua em deixarmos zonas de conforto. Também pudera, durante décadas tivemos acesso apenas a conteúdos de informação produzidos por grandes grupos empresariais e políticos, com seus muitos tentáculos espraiando-se pela sociedade, manipulando e direcionando o que viria a público - em última análise, controlando o input de nossas mentes.
Felizmente, hoje a informação é produzida e reproduzida por muitos, para muitos, numa velocidade incrível. Esta é a chance que nós, de pensamento independente, esperávamos. Temos mais ferramentas para buscar diferentes pontos de vista, além de compartilhar nossos próprios. No entanto, devemos estar ainda mais atentos aos conteúdos que acessamos, pois essa nova ordem abre espaço para muitas bobagens e especulações. Assim, percebemos o surgimento dessa nova prática de análise crítica, indispensável para as atividades ligadas ao conhecimento.
Entre as sugestões de conteúdo independente, com rigor científico e diversidade de abordagens, destaco a revista digital Polyteck, da UFPR.
Jovens pesquisadores, demonstrando e compartilhando as facetas mais interessantes de seus campos de estudo. O link abaixo é para um texto de minha autoria, mas vale dar uma "voltinha" pelo site e conferir o que promissores profissionais estão produzindo na Universidade.
Boa leitura.

Relevant