logoSign upLog in
Catarina Pepe

Catarina Pepe

To Mercado de Trabalho12/05/2015

SEM FEEDBACK NÃO IREMOS A LUGAR ALGUM.

Saber quais são nossos pontos fortes e aspectos a melhorar não é um processo fácil, pois envolve o autoconhecimento, porém, é importante para o desenvolvimento de todos os setores da nossa vida.

É difícil encontrar quem receba um Feedback negativo e agradeça com sinceridade, no entanto, em relação aos elogios, a situação muda. Costuma-se aceitar qualidades como verdades absolutas e defeitos como erro de interpretação alheia.
Muito interessante verificar que o elogio é quase sempre recebido sem nenhum questionamento! A não ser que o indivíduo esteja com autoestima rebaixada!! Mas, isso é outra conversa.

Tudo aquilo que não sabemos sobre nós mesmos está inconsciente, mas nem por isso, esse desconhecido deixa de nos afetar. Por exemplo: numa determinada situação você teve uma explosão emocional: ficou com muita raiva, medo ou ansioso além da conta.

Depois de certo tempo, quando tudo já passou e você relembra o ocorrido, percebe que poderia ter reagido de outras formas, mas não consegue entender porque aquilo mexeu tanto com você. Outras vezes, pode ocorrer o contrário: apesar de a maioria, na mesma situação, reagir com intensidade, você fica muito tranquilo e confortável.

Nesse sentido, o Autoconhecimento é fundamental, podendo ser verificado por meio do Feedback, que é uma ferramenta valiosa para evolução profissional e pessoal.

Elogios são ótimos e necessários, mas quando apontam o nosso pior, nos sentimos desafiados e nos colocamos em ação.
Melhor então, continuar tentando receber o Feedback negativo como um presente, ou não iremos a lugar algum!

Texto: Catarina Pepe
Imagem: G C Meyers

Catarina Pepe
Relevant
  1. Catarina Pepe
    19/05/2015 #5Catarina Pepe
    #3 Oi Adriana! Muito obrigada por sua opinião. Realmente, temos que considerar esse outro lado da moeda.
    Reply
  2. Adriana Bruno
    18/05/2015 #3Adriana Bruno
    Concordo com o comentário de Betina. Mas também tem muito funcionário que não sabe ouvir feedback! Que fica revoltado e nem leva em consideração o que o chefe falou... já vi situações assim.
    Reply
  3. Catarina Pepe
    14/05/2015 #2Catarina Pepe
    #1 Betina, muito pertinente seu comentário! É verdade, muitos Gestores não conversam com os colaboradores e não possuem o hábito de falar exatamente quais são as expectativas em relação ao trabalho do funcionário. Será que o Oprimido virou Opressor?
    Reply
  4. Betina Carvalho
    13/05/2015 #1Betina Carvalho
    Uma das reclamações que eu mais ouço dos funcionários nas empresas é que o patrão nunca forcene feedback! Assim eles se sentem perdidos e não sabem se estão atuando corretamente em suas atividades. E o pior é que o patrão, por sua vez, continua cobrando resultados, sem se dar conta de que o funcionário nem sabe o que seu chefe realmente espera dele.
    Reply