logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Geriatras13/05/2015

A OMS define açucares livres como: “os açúcares livres incluem os monossacarídeos e os dissacarídeos adicionados aos alimentos e às bebidas pelo fabricante, pelo cozinheiro ou pelo consumidor, além dos açúcares naturalmente presentes no mel, nos xaropes, nos sucos de frutas e nos concentrados de sucos de frutas”.

Os açucares livres, principalmente na forma de bebidas açucaradas, aumentam a ingestão calórica total substituindo alimentos nutricionalmente adequados por calorias vazias, contribuindo dessa forma para o aumento de peso e um maior risco para desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.

Existe uma relação forte entre o excesso de consumo de açucares livre e cáries dentárias. As doenças dentárias são as doenças não transmissíveis mais prevalentes no mundo associadas à dor, ansiedade, limitações funcionais, desvantagens sociais devido à perda dos dentes, entre escolares baixa freqüência e mau desempenho escolar.

Em torno de 5 a 10% do orçamento da saúde em países industrializados, é gasto no tratamento de doenças dentárias. Essa valor, excederia a totalidade dos recursos financeiros disponíveis para a atenção à saúde infantil na maioria dos países de baixa renda.

Diante disso, a OMS recomenda uma baixa ingestão de açúcares livres ao longo de toda a vida tanto para adultos como para crianças para menos de 10% da ingestão calórica total com a intenção de futuramente reduzir para menos de 5% da ingestão calórica total.

A recomendação de limitar ainda mais a ingestão de açúcares livres a menos de 5% da ingestão calórica total, é respaldada em estudos recentes que mostram que os efeitos negativos das cáries dentárias sobre a saúde são cumulativos, ocorrendo desde a infância até a idade adulta, portanto, para reduzir ao mínimo o risco de cáries dentárias durante toda a vida, a ingestão de açúcares livres deve ser a menor possível.

Nutricionista Cláudia Silvestre Torres
CRN2 11458
Skype: claudia.silvestre.torres

Fonte: Estratégia Global para Alimentação Saudável e Atividade Fisica.

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant