O nome Vanessa foi intencionalmente criado pelo autor da obra “Cadenus e Vanessa”, o escritor irlandês Jonathan Swift.
Trata-se do anagrama do nome de sua amiga muito próxima chamada Esther Vanhomrigh. Assim, é a junção dos elementos van, retirado de seu sobrenome e essa, abreviação de Esther.
Após ter nomeado a personagem da obra do autor que data de 1726, o nome foi utilizado pelo entomólogo dinamarquês Johan Christian Fabricius, que assim nomeou um gênero de BORBOLETAS em 1807, o que deu origem ao significado "como um borboleta".
Este nome predominantemente feminino carrega consigo a simbologia desse bonito inseto que representa a transformação e a renovação, a felicidade e a beleza.
Era inicialmente um nome raro até o século XX - utilizado pelos cristãos por ocasião da Reforma Protestante - quando passou a aumentar sua popularidade.
Há uma série de termos afetivos para Vanessa, que tem como variante gráfica Wanessa (com W), sendo o mais popular “Nessa”.
São conhecidas uma série de personalidades com esse nome no meio artístico, tais como: Vanessa Loés e Vanessa Giácomo - atrizes brasileiras, Vanessa Redgrave e Vanessa Angela - atrizes britânicas.
Apesar da semelhança gráfica, o nome Vanesa (com um S) não deve ser confundido com este dado que possui origem e significado distintos.