logoSign upLog in
Cristiano Silva

Cristiano Silva

To Engenharia Mecânica and other hives 23/03/2016

Prezados,

Esta é uma publicação de uma serie de 4 artigos que abordam a implantação da grade estratégica da manutenção, colocarem na rede nos próximo 4 dias a sequência de cada artigo publicado, ao final das publicações, as pessoas interessadas poderão me enviar um e-mail no endereço cristianorodrigos.s@gmail.com que enviarei o material completo

Nos últimos sete meses venho trabalhando em um projeto voltado para aumento de confiabilidade em processos produtivos através das práticas de manutenção e concentração correta de ações em pontos críticos e gargalos dentro do processo.

Sabemos que sete meses para desenvolver um projeto desta amplitude é pouco para um tema que vem passando por renovações e evoluções desde a revolução industrial, mas meu objetivo não é reinventar a roda e sim aproveitar a evolução que a engenharia vem proporcionando ao longo das décadas.

O que me motivou a estudar e desenhar as melhorias dos processos e resultados da manutenção, foi perceber que a sistematização que o FMEA proporciona pode ir além do mapeamento dos riscos.

O Método GEM “Grade Estratégica da Manutenção” não é um método de práticas fixas, utilizamos o FMEA como originador das práticas que a manutenção irá determinar para definir o modelo de trabalho, não substitui o modelo de gestão e estratégias adotadas pela governança. O diferencial é ter a flexibilidade de desenhar o que é mais adequado para o momento da operação e seus gargalos atuais, fabrica/frota etc. A Grade Estratégica é desenhada após os resultados fornecidos pelos estudos do FMEA e possui o formato da imagem em anexo.

Cristiano Silva
Relevant
  1. Cristiano Silva
    23/03/2016 #1Cristiano Silva
    Prezados colegas, desenvolvi uma metodologia para negócios de manutenção com base na confiabilidade dos processos, GEM - Grade Estratégica da Manutenção.
    É um método que utiliza os estudos do FMEA para definir o modelo de grade ideal para a operação.
    Disponibilizo todo material, os interessados favor me enviar um e-mail nos endereço cristianorodrigos.s@gmail.com.
    Reply