logoSign upLog in
Renata Tavolaro

Renata Tavolaro

Como a constelação familiar pode mudar sua vida?

Para responder a este questionamento, é fundamental dar algumas informações sobre esta maravilhosa técnica psicoterapêutica.

A constelação familiar foi criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger e consiste em recriar situações que podem ser representadas por voluntários (trabalho em grupo) ou por bonecos (trabalho individual).

Esta técnica possibilita tanto reconstruir a estrutura familiar e árvore genealógica do paciente como trabalhar situações de até cinco gerações passadas. Com ela, podemos identificar e retirar bloqueios que certamente foram estabelecidos por qualquer geração ou membro da família.

É importante salientar que muitas das situações difíceis que vivemos hoje, tais como problemas de relacionamento, amor, família, finanças, saúde e outros, estão diretamente relacionadas ao sistema familiar.

Bert Hellinger denomina "ordens do amor" os princípios abaixo, que atuam independentemente de nossa consciência ou vontade por estarem diretamente ligados ao "amor profundo" entre nossos antepassados e descendentes:

1. A necessidade de pertencer ao grupo familiar;

2. A necessidade de equilíbrio nos relacionamentos;

3. A necessidade de hierarquia dentro do grupo familiar.

A partir do momento em que se trabalha a queixa do paciente, o constelador (terapeuta) entra em sintonia com esta desordem no grupo familiar e consegue auxiliá-lo, devolvendo o fluxo harmonioso ao sistema trabalhado.

De acordo com esta técnica, trazemos as desarmonias no grupo familiar "gravadas" em nossa "alma" e, em virtude desta situação, desenvolvemos sintomas físicos e/ou emocionais, que podem nos fazer repetir o mesmo destino de gerações passadas.

Trata-se de uma terapia breve, que dura no máximo duas ou três sessões.

Com certeza, é uma vivência transformadora e os seus resultados são extensivos a todo o grupo familiar do paciente.

Relevant