logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Médicos e profissionais da área da saúde26/05/2015

Uma horta de 4 mil m² foi criada no bairro Red Hook, em Nova York. Mais cinco iniciativas como esta estão previstas pelo Plano de Ação de Combate à Obesidade da prefeitura da cidade, que conta com parcerias da comunidade local e de ONGs.

A ‘fazenda urbana’ fica na maior habitação pública do distrito de Brooklin e, além de oferecer alimentação de boa qualidade aos moradores, terá centro educativo para crianças e empregos para 34 jovens, que serão responsáveis pela manutenção e venda da produção.

Assim, o programa tira jovens e crianças das ruas, inserindo-os na sociedade por meio de educação ambiental, melhora a qualidade de vida, encoraja o engajamento comunitário e profissionalização, o que pode gerar futuros líderes de economia sustentável e adultos mais saudáveis.

Ervas, tomates, morangos e couve estão entre os alimentos orgânicos cultivados nessa área que, antes, era mal aproveitada. Essa prática não é novidade na cidade, que possui outras 650 hortas comunitárias, mas a de Red Hook é a maior de Nova York.

Dados da prefeitura apontam que 34% dos adultos estão acima do peso, enquanto 22% são, efetivamente, obesos. As crianças também não escapam da tendência: uma em cada cinco pode ser considerada obesa. Segundo a responsável pela saúde da cidade, Linda I. Gibbs, o aumento da obesidade está diretamente ligado à pobreza. As pessoas com menos poder aquisitivo optam por alimentação industrializada e não priorizam a dieta saudável rica em frutas, verduras e legumes.

Fonte: New York Times

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant
  1. Nutricionista Claudia Silvestre
    28/05/2015 #3Nutricionista Claudia Silvestre
    #1 Incrível Augusto,, eu não sei de hortas comunitárias no Brasil. Gostaria que você publicasse algo a respeito ou me passe a informação de onde ficam essas hortas brasileiras. E sim, é muito bacana essa iniciativa perfeitamente aplicável em qualquer cidade do Brasil.
    Reply
  2. Nutricionista Claudia Silvestre
    27/05/2015 #2Nutricionista Claudia Silvestre
    Incrível Augusto,, eu não sei de hortas comunitárias no Brasil. Gostaria que você publicasse algo a respeito ou me passe a informação de onde ficam essas hortas brasileiras. E sim, é muito bacana essa iniciativa perfeitamente aplicável em qualquer cidade do Brasil.
    Reply
  3. Augusto Faria Schiffer
    27/05/2015 #1Augusto Faria Schiffer
    Que bacana essa iniciativa. O Brasil tem ações similares, mas ainda são muito tímidas. Com certeza seria a solução para muitos dos nossos problemas, tanto sociais como de nutrição.
    Reply