logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Médicos e profissionais da área da saúde02/06/2015

Uma opção ao salmão de cativeiro são peixes pescados e não cultivados como: linguado, pescada, sardinha, arenque, robalo. Na dúvida pergunte na peixaria.

A sardinha é uma fonte de proteína de alto valor biológico. Mesmo enlatado, pescado não inclui conservantes nem alto teor de sódio. Posui nutrientes que contribuem para a contração muscular e manutenção da saúde dos ossos, mineralização óssea e dos dentes, bom funcionamento das células nervosas e do sistema neurológico, além de participar da fabricação dos glóbulos vermelhos e das células do tecido ósseo.

A espinha da sardinha é uma ótima fonte de cálcio, não devendo ser descartada. Uma porção de 60 g de sardinha em conserva fornece 330 mg de cálcio (33% VD), maior do que encontrado em 1 copo de leite (240ml) com 295,2 mg de cálcio. E 42% da necessidade diária de fósforo.

Contém ferro, com 2,1 mg em 60g de sardinha, importante no transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. Ainda contém magnésio, niacina e oferece mais do que 100% das recomendações diárias de vitamina B12.

A sardinha é realmente um dos peixes mais ricos em nutrientes, com ótima quantidade de ômegas 6 e 9, selênio e D. Também é pobre em metais pesados como o mercúrio, que está presente em peixes grandes como o cação.

Contém uma boa quantidade de ômega 3 que está associado a melhor formação cerebral e melhor QI em bebês e ajuda a melhorar a visão dos bebês. Além de contribuir para a saúde do coração. Sendo recomendado o consumo de peixe pelo menos 2 vezes por semana.

A forma de preparo, preferencialmente deve ser assada, grelhada ou cozida. Quando frita, diminui seu valor nutricional e aumenta as calorias.

Anote essa receita que vai deixar a sardinha bem apetitosa. E bom apetite!

Sardinha na pressão

Ingredientes:
1 quilo de filé de sardinha fresca
8 tomates maduros sem pele e sem semente (picados em cubos grandes)
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho em tiras
2 cebolas cortadas em anéis
3 dentes de alho amassados
Óleo de milho
Limão e salsa picadinha a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer:
Tempere as sardinhas com limão e sal. Comece a arrumar em camadas finas na panela de pressão: tomate, cebola, alho, salsa, pimentão e sardinha, até terminar todos os ingredientes. Por último, coloque um fio de óleo de canola. Feche a panela e acenda o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e desligue após 10 minutos. Abra a panela só depois que sair toda a pressão.

Fonte:
http://www.pesca.sp.gov.br/noticia.php?id_not=12555
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010206_peixe.shtml
http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/spp.php

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant