logoSign upLog in
Catarina Pepe

Catarina Pepe

To Médicos e profissionais da área da saúde10/06/2015

ARTETERAPIA
Por Catarina Pepe
Imagem YagnYang Pan

A Arte sempre esteve presente na história da Humanidade. Os homens primitivos utilizavam recursos expressivos para se comunicarem com a natureza: danças, pinturas, rituais, cantos.
Com o surgimento de aparatos científicos e tecnológicos, o homem foi se distanciando desse contato com a natureza, predominando o consumismo, e excessiva preocupação com a aparência. Parece querer buscar respostas e prazer imediato no mundo exterior, e com isso, foi se perdendo do “Si Mesmo”.
A Arteterapia auxilia o indivíduo a resgatar esse contato, por meio de diversificadas formas de expressão, pois, o fazer artístico envolve um processo criativo e subjetivo. A elaboração e reflexão do paciente sobre o que ele produziu, são terapêuticas por si só, aproximando-o do seu “Ser”.
Por meio da expressão simbólica (argila, colagem, pintura, escultura, desenho) pode-se ter acesso aos conteúdos inconscientes. O material produzido “fala”, comunica-se com o paciente, e à medida que ele se aproxima desses conteúdos, há conscientização, e posteriormente, transformação.

Catarina Pepe
Relevant
  1. Betina Carvalho
    10/06/2015 #2Betina Carvalho
    Show de bola Catarina, acredito que se a arte fosse mais utilizada em alguns setores da sociedade, por exemplo entre os presos ou dependentes químicos, a recuperação além de mais rápida seria mais eficaz.
    Reply
  2. Viviane barbosa da Cruz
    10/06/2015 #1Viviane barbosa da Cruz
    A arte cura as dores da alma. Sou a prova viva disso. Ainda muda perspectiva de vida. Não tem contra-indicações, ajuda no auto-conhecimento.
    Reply