logoSign upLog in
Alexandre Macedo Malheiros

Alexandre Macedo Malheiros

8 CURSOS ONLINE E GRATUITOS PARA EMPREENDEDORES

MIT, Harvard e várias outras instituições disponibilizam aulas gratuitas na internet

CURSOS DE UNIVERSIDADES RENOMADAS COMO MIT, HARVARD E UNICAMP

Buscar conhecimento e especialização deveria ser parte da rotina dos empreendedores. Na sala de aula, existe a oportunidade de conhecer outros que vivem o mesmo momento e trocar experiências. Quando o tempo é curto, a internet pode ajudar, com aulas teóricas online.

Selecionamos oito cursos que estão disponíveis na internet, são gratuitos e contam com o conhecimento de professores de universidades renomadas como MIT, Harvard e Unicamp.

1. Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores
Com 40 horas de duração, o curso é oferecido pela FGV Online e aborda temas básicos para entender o mercado de Private Equity e Venture Capital, como aspectos da captação de recurso, perfil dos negócios, análise de investimentos e processo legal.

2. Fundamentos de Estratégias de Negócios
As aulas, oferecidas pela Universidade da Virginia através da plataforma Coursera, explora várias teorias e fundamentos de estratégias de negócios de sucesso. O curso promete ajudar o empreendedor a pensar de maneira mais estratégica e crítica. Analisar o mercado, a própria empresa e os concorrentes é uma parte dos módulos.

3. Inovação e comercialização
Se inovação é um ponto fraco, esse curso oferecido pelo MIT pode ajudar. As aulas, disponíveis na plataforma edX, são sobre o processo de inovação, desde a pesquisa até o desenvolvimento do produto no mercado.

4. O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor
Com início previsto para o segundo semestre, o curso aborda as habilidades que um empreendedor deve ter, especialmente em negócios tecnológicos. As aulas são oferecidas pela Unicamp e contarão com empresários convidados para trocar experiências com os alunos.

5. Quem é o seu cliente?
Cada aula deste curso é um mergulho no estudo de cases de alunos do MIT que viraram empreendedores de sucesso. Com base nas histórias, os estudantes vão aprender como partir da ideia para a concepção de quem é o cliente ideal.

6. O que você pode fazer pelo seu cliente?
Este módulo é a continuação do curso anterior e, ainda com casos de empreendedores, aborda conceitos de desenvolvimento de produtos. Ajuda a entender como empresas resolvem problemas dos consumidores, criam valor e entendem a concorrência para ter sucesso. As aulas são oferecidas pelo MIT por meio da plataforma edX.

7. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais
O curso, da Universidade de Michigan, aborda aspectos essenciais para uma negociação bem-sucedida. Para negociar melhor, é preciso seguir quatro passos, ensinados nas aulas: preparação, tática, fechamento e avaliação.

8. Além do Vale do Silício: O Crescimento do Empreendedorismo nas Economias de Transição
Como empresas estão sendo formatadas em ambientes fora do ecossistema do Vale do Silício? Iniciativas de apoio ao empreendedorismo vindas do governo e de outros empresários servirão de exemplo para mostrar como é possível empreender em ambientes pouco amigáveis a novos negócios.

Relevant