logoSign upLog in
Nutricionista Claudia Silvestre

Nutricionista Claudia Silvestre

To Estética, Moda e Beleza12/06/2015

Pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, analisou 666 vinhos monovarietais produzidos com uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenére, Tannat, Merlot e Syrah, do Chile, Argentina, Brasil e Uruguai, das safras 2009 e 2010. Foram, analisados no estudo, a capacidade antioxidante, o teor de compostos fenólicos, a cor e flavonoides.

O resveratrol é um antioxidante que atua em uma proteína chamada cirtuina, que está ligada ao envelhecimento. Essa proteína evita doenças do envelhecimento, como Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Os vinhos que apresentaram melhores resultados foram Tannat e Malbec argentinos, seguidos das uvas Syrah, Carmenére, Cabernet Sauvignon e Merlot.

A uva Tannat é rica em taninos. Os taninos dão aquela sensação que amarra, seca e pega na boca como se comesse banana verde. Tanino é um fenol, serve de proteção à planta e aos seus frutos, quando ainda verdes e estão mais presentes na casca das uvas. Os vinhos tintos têm muito mais taninos que os brancos.

Vinhos com mais tanino são: Tannat, Baga, Nebbiolo, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Montepulciano, Petit Verdot e Petite Sirah.

Vinhos com menos tanino são: Barbera, Zinfandel, Pinot Noir, Primitivo, Grenache, Merlot e Gamay

Em relação aos países, os que apresentaram os melhores vinhos foram Argentina, Chile, Brasil e Uruguai.

É bom citar que o suco de uvas escuras também são boas para a saúde da mesma forma que o vinho, tendo o mesmo poder antioxidante contra as doenças.

Apesar de todos os benefícios do vinho, lembre que cautela e moderação são muito importantes. A ingesta abusiva de álcool é desfavorável porque aumenta a produção de glicose, colesterol e triglicerídeos pelo fígado. Podendo levar ao vício. O consumo seguro para homens é 30 gramas de álcool, o equivalente a 300 ml de vinho por dia e para as mulheres, 20 gramas, o equivalente a 200 ml de vinho ao dia.

Fonte:
sobrevinho.net
Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) / USP

Nutricionista Claudia Silvestre
Relevant