logoSign upLog in
Luciana Abreu

Luciana Abreu

O que provoca a gastrite?

A gastrite trata-se de uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que envolve as paredes internas do estômago, pode ser aguda ou crônica e ocasionada pelos seguintes fatores:
- Consumo excessivo de bebida alcoólica;
- Gastrite auto-imune, quando o sistema imune produz anticorpos que atacam o próprio organismo;
- A bactéria Helicobacter pylorii encontrada no estômago de pessoas com gastrite ou úlcera. Especialistas apontam que não existe clareza, porém, que permitam identificar a relação de causa e resultado entre ela e a gastrite e a úlcera, isto é, não se pode afirmar que a bactéria é responsável pelo aparecimento de gastrite ou úlcera, ou se ela encontra nesses indivíduos com essas doenças ambiente ideal para o seu crescimento.
O diagnóstico é realizado a partir do histórico clínico e do exame denominado endoscopia (exame que propicia visualizar a mucosa do estômago) que são imprescindíveis, assim como em alguns casos pode ser realizada uma biopsia, ou seja, retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais detalhada ao microscópio.
O tratamento da gastrite é realizado a partir dos resultados do que provocou a doença. Como existe uma ligação entre a bactéria Helicobacter pylorri e a gastrite, se apenas a gastrite for tratada sem tratar a bactéria, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta. Caso as duas sejam tratadas, as chances de tratamento da doença são maiores.
Destacamos as principais recomendações para a gastrite:
- Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas ou bebidas que contenham cafeína;
- Respeite os horários das refeições e evite jejuns prolongados;
- Consuma com moderação doce, refrigerante e adoçante;
- Mastigue bem os alimentos;
- Pratique atividade física;
- Mantenha uma dieta equilibrada e dê preferência a frutas, verduras e carnes magras.

Procure um especialista ao apresentar sintomas como: azia, má digestão e sensação de estômago.

A prevenção é sempre o melhor remédio!

Relevant