logoSign upLog in
Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)

Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)

To Engenheiros e Técnicos02/07/2015

São muitas pessoas, alunos de cursos ténicos, engenharia, hobbystas, que buscam constantemente informações sobre eletrônica, e existe uma variedade gigantesca destas informações expalhadas pela www e muitas delas realmente úteis. No entanto, quando alguém inicia o aprendizado de algo, normalmente para que se aprenda este algo, necessita-se de pré requisitos para fundamentar os novos conceitos que serão enfatizados. A partir daqui, entendo existir uma “bifurcação” no processo de aprendizagem onde justamente as pessoas não conseguem identificar onde estão, portanto, não saberão escolher o melhor caminho para o aprendizado, com isso, continua-se “estudando” de uma forma mecânica como se esperasse por um determinado momento mágico onde as ideias pudessem fazer sentido e as ordens das coisas e das causas se fundissem de algum jeito, na estrutura do pensamento. Pesquisando, lendo e praticando, descobri, que certos 'insights” que possuia, a respeito de como aprender, não só tinha uma lógica mas que fazia todo o sentido. Sempre gostei de fazer esportes, principalmente jogar futebol e correr, natação também gosto, mas nunca cheguei a ser um praticante, enfim. Sempre me achei “meio mole” para aplicar-me as atividades intelectuais após algum descanso (cochilo). Lembro-me que, quando eu estava no exércicto, após longos exercícios físicos, e testes de resistência pesados, éramos levados algumas vezes logo em seguida, para aprendermos lições obre cartas topográficas, táticas de grupo de combate, o treinamento era intenso e os resultados eram incríveis ! Lembrando desses tempos e comparando com as rotinas totalmente diferentes ao longo dos anos, percebia que o exercício físico ajudava e muito como sendo atividades principais antes de alguma aplicação que exigisse esforço intelectual., enfim. Há 12 meses mais ou menos lendo algumas matérias pela Universidade de Washington, descobri um artigo onde os pesquisadores fizeram testes com dois grupos de pessoas que foram submetidos a exames teóricos, sendo que um destes foi submetido a uma caminhada de 20 minutos dantes dos exames. Após isto, passaram por exames de mapeamento de atividades do cérebro e constataram o seguinte: O grupo que se dedicou a exercícios físicos teve áreas do cérebro mais execitadas, justamente nas regiões em que o cérebro usa para coordenar açoes. Veja o resultado:

Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)
Relevant
  1. Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)
    03/07/2015 #7Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)
    #6 Bacana não é Fabio ? aliás, interessante sua experiência, muito bom !! abraço !
    Reply
  2. Fabio Soldera Alves de Almeida
    02/07/2015 #6Fabio Soldera Alves de Almeida
    Fabio Soldera Alves de Almeida
    Há poucos instantes #5
    Tive uma experiência com relação a este assunto, estava eu em.uma obra no porto de Santos no ano passado, em que por muitas vezes eu sentia que minha cabeça dava um nó, decorrentes por muitos equívocos de projeto, para me aliviar do estresse causado, voltei a praticar todos os dias pela manhã corridas de 40 a 60 minutos, e hoje analisando seu texto entendo o porque da melhora do raciocínio para certas ocasiões desta obra. Muito interessante, este assunto, parabéns pela publicação.
    Reply
  3. Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)
    02/07/2015 #2Lenio Rodrigues, Técnico Eletrônico, Consultor em Elétrica e Eletrônica (Projetos, Instalações, Manutenções)
    #1 Caro Lunior ! Bacna se de seu interesse !! também sou vidrado nestes assuntos ! Vamos trocand informações !! abraço !!
    Reply
  4. Lunior Marques
    02/07/2015 #1Lunior Marques
    Belas palavras Lenio. Gosto de me infiltrar nesses assuntos. E parei pra ler. Muito interessante mesmo. Sempre busco uma forma de aproveitar meu cérebro ao máximo. Parabéns pelo post.
    Reply