logoSign upLog in
Rede Innovares de Conhecimento (Innovares Hive) - beBee

Rede Innovares de Conhecimento (Innovares Hive)

~ 100 buzzes
Uma colméia para todos os quem tem afinidades por aprender-a-aprender. Una colmena para todos aquellos que tienen afinidad de aprender-a-aprender. A hive for all those who have affinity to learn-to-learn.
Buzzes
  1. Denise Da Vinha Ricieri
    Você conhece Watson? Deveria... Porque hoje há uma nova maneira analisar contextos e de tomar decisões, e Watson já provou que é muito bom nisso!
    Denise Da Vinha Ricieri
    Veja o que o Watson faz pelo marketing neste infográfico – Meio & Mensagem
    www.proxxima.com.br
    Relevant
  2. María Herrera Gómez
    Iniciativas Educativas con Premio, entre las que me encuentro con MJH Summer Camp .
    Gracias a Mujeres Tech por el premio a la mujer emprendedora y a Learning Lovers, por su cobertura .
    María Herrera Gómez
    Iniciativas educativas innovadoras con premio
    learninglovers.org Desde LearningLovers.org hemos tenido la ocasión de conocer a los responsables de las tres iniciativas educativas premiadas a través de su participación en Zinc Shower 2016. Esto es lo que nos han...
    Relevant

    Comments

    Denise Da Vinha Ricieri
    24/11/2016 #1 Denise Da Vinha Ricieri
    Excelente! 🎓💡🐝
  3. ProducerVera Bahiense

    Vera Bahiense

    23/11/2016
    Quem conta um conto aumenta um ponto… (ou mais): a Legislação na Educação e o dilema da interpretação
    Quem conta um conto aumenta um ponto… (ou mais): a Legislação na Educação e o dilema da interpretaçãoCá estamos, prezado colega professor, para mais um storytelling. O “conto” de hoje não é de Fadas, mas, um conto no sentido de “contar o fato”.O professor forma opiniões, mas o que dizer do impacto que provoca no espaço onde atua, quando a sua...
    Relevant

    Comments

    Maria Luiza Freitas de Oliveira
    24/11/2016 #2 Maria Luiza Freitas de Oliveira
    Olá Vera. Grande análise, parabéns. Eu não sou professora, mas sim aluna, e me sinto confortável em opinar. Em uma realidade utópica, talvez o ideal seria que os professores fossem objetivos e imparciais e ensinassem tal e qual dizem os livros. Desta forma, não influenciariam o pensamento de seus alunos e estes estariam livres para interpretar cada qual de sua maneira, gerando distintos pensamentos originais. Porém, sabemos que isso não é possível. O professor iria se basear em livros que por sua vez já teriam um julgamento de valor. No fim das contas, é natural que o professor repasse em sala de aula um conjunto de conhecimentos mas que imprima sua bagagem de vida, suas crenças e seu posicionamento nele. Um abraço.
    Denise Da Vinha Ricieri
    23/11/2016 #1 Denise Da Vinha Ricieri
    Uma reflexão que vale a pena conferir: em tempos em que cada vez mais as notícias se espalham nas mídias sociais, e cada vez menos as pessoas conferem as fontes antes de alarmar com palavras de impacto. E quando o cenário em tela é composto por professores, que são os referenciais das ciências e do conhecimento? Vale a pena essa leitura!
  4. Denise Da Vinha Ricieri
    Desenvolver uma "mentalidade de crescimento" (Growth Mindset) é um dos diferenciais do Educador que trabalha com novos modelos de aprendizagem.

    Os elementos-chaves dessa maneira de ver e encarar a aprendizagem preparam o estudante para posturas e competências desejadas no mercado de trabalho.
    Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant
  5. ProducerVera Bahiense

    Vera Bahiense

    21/11/2016
    Universidade sem professores: um mundo que muda todos os dias (Parte 2)
    Universidade sem professores: um mundo que muda todos os dias (Parte 2)Retomando o assunto sobre a “Universidade sem Professores” (leia o texto anterior aqui), não podemos nos furtar a perceber uma lógica aparentemente perversa.– Ora, que absurdo! Precisamos dos professores!Claro que precisamos. Mas antes, precisamos...
    Relevant

    Comments

    Vera Bahiense
    23/11/2016 #4 Vera Bahiense
    #2 @DILMA BALBI -Contratos e Gestão seu link vai também para a Ècole 42, e penso que quanto mais discutirmos o modelo, suas vantagens e desvantagens, para essa ou aquela área do conhecimento e da atuação profissional, mais nos beneficiaremos das primeiras, e mais rapidamente conseguiremos ajustar as últimas de modo que se tornem, também, vantajosas. Obrigada!
    Vera Bahiense
    23/11/2016 #3 Vera Bahiense
    #1 Obrigada @Marcos Vinicius Fernandes Ferreira, nosso trabalho (meu e da @Denise Da Vinha Ricieri) vai exatamente neste sentido. Desenhamos a Rede Innovares para essa finalidade, há 1 ano. Comemoraremos os 2 anos em 2017 com a ampliação das nossas atividades por meio do MBA. E para 2017 estamos já gestando uma novidade para formar "pessoas com mindset de crescimento". Acreditamos que esse é o futuro e que podemos contribuir muito, ainda, para que a geração de vocês o tornem ainda melhor (para nós também!). Abraços!
    DILMA BALBI -Contratos e Gestão
    22/11/2016 #2 DILMA BALBI -Contratos e Gestão
    também aqui uma pitaco https://www.bebee.com/redirect/4/969897?u=aHR0cHM6Ly93d3cuNDIudXMub3JnLw==&post=969897
    Marcos Vinicius Fernandes Ferreira
    22/11/2016 #1 Anonymous
    Muito bom @Vera Bahiense! Estou convencido que o papel da universidade não é apenas formar, mas também gerar conhecimento. Boa parte dos modelos tradicionais de universidade pecam um pouco no segundo quesito… É preciso criar um ambiente propício para o surgimento de mentes investigativas e criadoras, que sejam capazes de buscar o conhecimento sem que alguém lhes diga onde está. Lendo seus artigos estou convencido que a Universidade sem professores pode ser uma alternativa muito potente nesse sentido.
  6. Denise Da Vinha Ricieri
    Pensamento 💭 da semana 🐝💡✌🏼️ Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant
  7. ProducerVera Bahiense

    Vera Bahiense

    20/11/2016
    O fenômeno da Universidade sem Professor: moda, modelo ou tendência?
    O fenômeno da Universidade sem Professor: moda, modelo ou tendência?Enquanto no Brasil a trend do momento são as MP e PEC, discutidas por meio de ocupações estudantis e impactando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB, na Educação internacional o assunto foi a inovação disruptiva tão anunciada nos últimos 5...
    Relevant

    Comments

    Denise Da Vinha Ricieri
    21/11/2016 #1 Denise Da Vinha Ricieri
    Uma análise sob a perspectiva do fenômeno em si. Universidade sem professor: é possível? Como? Sob quais perspectivas?
    Um texto (show!) para ler e refletir... Primeira parte + café = boa leitura!
  8. Denise Da Vinha Ricieri
    Uma nova visão sobre as ferramentas de busca: pesquisadores trabalhando método científico para analisar o impacto de ações do cotidiano.

    Novos tempos para a ciência. Super recomendo a leitura! 🐝✌🏼️💡
    Denise Da Vinha Ricieri
    Novas evidências mostram que ferramentas de busca reforçam estereótipos sociais - Harvard Business Review Brasil
    hbrbr.uol.com.br Em abril, uma aluna de MBA, chamada Bonnie Kamona, relatou que quando fez uma busca de imagens no Google com a expressão “unprofessional hairstyles for work” (estilo de cabelo...
    Relevant
  9. ProducerDenise Da Vinha Ricieri
    Perspectiva de “exame de ordem” para professores perante os novos modelos educacionais?
    Perspectiva de “exame de ordem” para professores perante os novos modelos educacionais?Empreender é pensar diferente, antever cenários, analisar perspectivas baseadas em evidências consistentes e sair na frente com soluções inovadoras, criativas e sustentáveis. Não, empreender não, necessariamente, é um conceito ligado à abertura de...
    Relevant
  10. Denise Da Vinha Ricieri
    Tip for the day
    Denise Da Vinha Ricieri
    What Makes an Effective Executive
    hbr.org Great managers may be charismatic or dull, generous or tightfisted, visionary or numbers oriented. But every effective executive follows eight simple...
    Relevant
  11. Denise Da Vinha Ricieri
    Pensamento 💭 da semana! Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant
  12. Denise Da Vinha Ricieri
    Hoje teve Rede Innovares (eu e @Vera Bahiense) discutindo sua visão sobre o desenvolvimento de Itinerários Formativos a partir do que propõe a BNCC e a MP746 com gestores do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Ceará.

    2017 vem com novos projetos e parcerias. É o conceito de modelos colaborativos tomando espaço e vez para transformar professores e estudantes!
    Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant
  13. Denise Da Vinha Ricieri
    Dica de leitura de hoje para quem é professor e ainda acha que conteúdo ministrado em sala de aula é o que determina uma boa formação, e para os estudantes que acham a mesma coisa.

    Papéis, cenários e conceitos mudaram. Você já mudou?

    https://medium.com/@lucasbernar/o-que-aprendi-quando-tirei-0-7-em-uma-prova-c80226c63002#.uftsbfumn
    Denise Da Vinha Ricieri
    O que aprendi quando tirei 0,7 em uma prova
    medium.com Eu já estou quase formado. Quase. Ainda faltam duas matérias que assombram meus sonhos. Contudo, mesmo fazendo apenas duas, bati um...
    Relevant
  14. Denise Da Vinha Ricieri
    Em alguns países, abelhas estão alertas desde Setembro envolvidas em campanhas de conscientização sobre o câncer.

    O último Outubro-Rosa foi o mês de campanha para estimular as mulheres procurar por exames para prevenir o câncer de mama, e nossas Abelhas-Rosa foram para os seus médicos fazer seus exames preventivos.

    Agora, é a vez do garotos: vamos zumbir e incentivar os nossos rapazes a participar na Campanha NOVEMBRO-AZUL. Em alguns países, esta campanha pode ter acontecido em setembro, mas em outros, o momento é agora!

    Então, se você é um Zangão nesta Super-Colmeia-beBee, seja esperto e seja saudável: vá ao seu médico e faça os exames de prevenção do câncer de próstata.
    Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant

    Comments

    Denise Da Vinha Ricieri
    03/11/2016 #2 Denise Da Vinha Ricieri
    #1 Hahahaha! Rola sim! Previna-se guri!
    Marcos Vinicius Fernandes Ferreira
    03/11/2016 #1 Anonymous
    Acho que com os meus quarentinhas já rola né? Melhor ir e prevenir...
  15. Denise Da Vinha Ricieri
    In some countries, Bees are alert since September, engaged in cancer awareness campaigns. The last Pink-October we had the month to stimulated all women to proceed breast cancer prevention, and our Pink-Bees went to their doctors to prevent breast cancer.

    Now, are the guy's turn: let's buzzing and incentive our guys to engage on Blue-November Campaign. In some countries, this campaign may occur in September, but in others, the time is now!

    So, if you are a Blue-Bee in this Super-Hive-beBee, be smart and be healthy: go to your doctor and make your prostate cancer prevention's exams. We can do it!
    Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant
  16. Denise Da Vinha Ricieri
    Very good text about business that have special interesting
    Denise Da Vinha Ricieri
    HR Can’t Change Company Culture by Itself
    hbr.org Managers have to lead the...
    Relevant
  17. Producercarlos dorlass

    carlos dorlass

    24/09/2016
    Desing Thinking na educação
    Desing Thinking na educaçãoUm dos maiores desafios para a educação é a transmissão da informação e da comunicação adaptadas à civilização do conhecimento (pois estas são as bases das competências do futuro). Simultaneamente, compete ao ensino encontrar as formas que...
    Relevant

    Comments

    Denise Da Vinha Ricieri
    02/11/2016 #3 Denise Da Vinha Ricieri
    @carlos dorlass muito pertinente o momento atual da Educação no país para discutir o desenho da aprendizagem pelos caminhos do DT. Toda a discussão da BNCC (última versão do documento de 2016) repousa seus mosaicos de aprendizagem em 2 pilares: trabalho como princípio educativo e experimentação/pesquisa como princípio pedagógico. Modelos como aprendizagem baseada em projetos e problematização são vertentes que trazem princípios do DT dentro de sua execução. Moral da história: um professor preparado para metodologias ativas da aprendizagem necessariamente deverá buscar alguma formação em DT para ampliar seu repertório. Show de bola seu texto! Bom feriado ✌🏼️🎓💡
    Denise Da Vinha Ricieri
    02/11/2016 #2 Denise Da Vinha Ricieri
    #1 super me interesso, @Tifany Rodio!
    Tifany Rodio
    02/11/2016 #1 Tifany Rodio
    Veja só @Denise Da Vinha Ricieri!!! Acredito que vai te interessar essa troca de ideias!
  18. ProducerProf. Mg. Rodrigo Ariel PRADIER
    Aprender a reconocerlas es desarrollar la autoconsciencia
    Aprender a reconocerlas es desarrollar la autoconscienciaLas emociones pueden definirse  como los estados que cada per­sona experimenta en res­puesta a acontecimientos externos (ej.: un compañe­ro no saluda) o internos (ej.: sensaciones corporales como el hambre) y marcan el modo en que se respon­de a...
    Relevant

    Comments

    Denise Da Vinha Ricieri
    02/11/2016 #1 Denise Da Vinha Ricieri
    A very pertinent approach about emotions universe. I have written about emotions and its interaction with the learning process. Your text expanded my ideas and applied them to an easy level to understand. Congrats!
  19. Javier Camara Vivas
    Javier Camara Vivas
    El cerebro necesita emocionarse para aprender
    economia.elpais.com Los nuevos experimentos en la enseñanza vislumbran el fin de las clases magistrales. Una de las tendencias es la...
    Relevant

    Comments

    Denise Da Vinha Ricieri
    31/10/2016 #3 Denise Da Vinha Ricieri
    Me apasiona la Educación, y he escrito sobre este tema aquí en Bebee, pero en portugués. Me encontré con un excelente texto en español y ahora yo espero compartir mi pasión también con los maestros y educadores en español!
    Mamen Delgado
    25/09/2016 #2 Mamen Delgado
    Me pirra!!!
    Adriana Bevacqua García
    25/09/2016 #1 Anonymous
    Educación emocional, es muy importabte y necesaria
  20. ProducerDenise Da Vinha Ricieri
    Emoções são determinantes no processo de aprender
    Emoções são determinantes no processo de aprenderJá escrevi aqui sobre o quanto as emoções são determinantes no processo de aprendizagem, quer para o professor, quer para o estudante.Essa é mais que uma ideia: é um doa conceitos fundantes de tudo o que conduzimos, pela Rede Innovares. É o que nos...
    Relevant

    Comments

    Henri Galvão
    07/11/2016 #6 Henri Galvão
    #5 Bem lembrado! E realmente a menina fala com uma propriedade impressionante
    Denise Da Vinha Ricieri
    05/11/2016 #5 Denise Da Vinha Ricieri
    #3 Escola da Ponte é a referência de todo Educador preocupado em formar o estudante para a vida, Henry! Note a desenvoltura da menina que fala com a repórter e a guia para conhecer a escola: isso é autonomia. O estudante é o centro do processo e, como tal, para receber um repórter estrangeiro, é ele quem se apresenta e apresenta a sua escola, e não os professores. Aqui, quem conversaria sobre a escola seria o Diretor ou os Professores, porque somos centrados (ainda) no ensino, e não na aprendizagem. Valeu! Esperando o próximo texto 🎓💡✌🏼️
    Deb Helfrich
    05/11/2016 #4 Deb Helfrich
    Totalmente feito meu fim de semana, @Henri Galvão. Meus estudos avançados em tesouras e cola estão pagando praticamente em cortar e colar texto!
    Henri Galvão
    04/11/2016 #3 Henri Galvão
    #1 Deb, você está se virando muito bem no português! E o que você fala sobre aprender por conta própria é, provavelmente, uma das coisas mais importantes que a escola poderia ensinar.

    Denise, lendo o seu texto me lembrei desse vídeo aqui (de 10 min), que eu vi pela primeira vez há algumas semanas: https://www.youtube.com/watch?v=1LN_uoiBCd0
    Denise Da Vinha Ricieri
    31/10/2016 #2 Denise Da Vinha Ricieri
    #1 @Deb Helfrich just like you, learn is my pleasure, not my obligation. I have discovered the magic of connect dots of different areas
    Deb Helfrich
    31/10/2016 #1 Deb Helfrich
    "Emoções são determinantes no processo de aprender" Para crianças e adultos, @Denise Da Vinha Ricieri.

    Nós - o mundo - cometeu um grande erro quando fizemos aprender apenas sobre a memorização.

    Tive a sorte de ir para a pré-escola Montessori.

    A partir de então, eu realmente sintonizada durante as aulas e apenas fiz o meu me aprendizagem, terminando as aulas oficiais rapidamente para que eu sempre tive muito tempo para ler por prazer.

    Minha leitura própria auto-seleccionado é o que realmente me ensinou a aprender - e sobre a vida.
  21. ProducerDenise Da Vinha Ricieri
    PROCESSOS COLABORATIVOS: ESSE É O NOME POR TRÁS DO MITO DO SUCESSO DAS EMPRESAS DE GARAGEM, DO VALE DO SILÍCIO
    PROCESSOS COLABORATIVOS: ESSE É O NOME POR TRÁS DO MITO DO SUCESSO DAS EMPRESAS DE GARAGEM, DO VALE DO SILÍCIOJá ouviu falar do Silicon Valley? Não, não é o Vale do Silicone, paraíso da cirurgia plástica estética. Mas é mais ou menos assim que as histórias sobre esse recanto mítico do desenvolvimento tecnológico se espalham por aí: distorcidas segundo o...
    Relevant
  22. Denise Da Vinha Ricieri
    Muito mais que boas respostas, é preciso saber fazer as perguntas certas. Quem está preparado para essa nova característica do profissional da atualidade: ser um bom ouvinte?!
    Denise Da Vinha Ricieri
    Para ser um bom ouvinte, saiba fazer boas perguntas - Harvard Business Review Brasil
    hbrbr.com.br Alguns acreditam que para ser um bom ouvinte é preciso sentar-se em silêncio, balançar a cabeça, fazer contato visual e, quando o outro terminar de falar, parafrasear o que...
    Relevant
  23. Denise Da Vinha Ricieri
    Dica de leitura de hoje, para quem está no meio de processos de inovação
    Denise Da Vinha Ricieri
    Inovação não vale muito se não houver compensação - Harvard Business Review Brasil
    hbrbr.com.br Quando a suíça Vestergaard introduziu sua tecnologia LifeStraw, demonstrou que poderia inovar. LifeStraw remove 99,99999% das bactérias e 99,9% dos cistos de protozoários de águas contaminadas. O produto é o favorito das organizações humanitárias:...
    Relevant
  24. Denise Da Vinha Ricieri
    Tem texto novo no blog da Rede Innovares! Venha aprender-a-aprender para aprender-a-ensinar com a gente! Junte-se a nós no beBee pela colmeia da Innovares e tenha uma ótima segunda-feira!
    Denise Da Vinha Ricieri
    Os 5 eixos cognitivos da Matriz de Referência para o Enem e a prática da sala de aula: parte 1
    redeinnovares.wordpress.com Um relato de caso aplicado, que trata da inserção de metodologias ágeis e flexíveis no plano de aula, com vistas ao atendimento da aprendizagem referente aos domínios cognitivos, demandados pela...
    Relevant
  25. Denise Da Vinha Ricieri
    Partiu comemorar um mês que tem Dia das Crianças (sou eterna criança!), Dia do Fisioterapeuta, Dia dos Professores e Dia do Funcionário Público (servidora do sistema de educação superior federal) Denise Da Vinha Ricieri
    Relevant

    Comments

    Tifany Rodio
    18/10/2016 #3 Tifany Rodio
    Que linda na foto!
    Denise Da Vinha Ricieri
    16/10/2016 #2 Denise Da Vinha Ricieri
    #1 Obrigada, @RITA COSTA!!
    RITA COSTA
    16/10/2016 #1 RITA COSTA
    Denise entao sao 4 parabens:Parabens!Parabens!Parabens!Parabens! Minhas felicitacoes para
    tao grande profissional e pessoa que es!
See all