Adriana Kalil in Recursos Humanos, Treinamentos Corporativos, Desenvolvimento Humano Coordenadora Pedagógica • Febracis Coaching Aug 12, 2019 · 2 min read · 3.9K

O desafio da prática do reconhecimento. Aspecto de um processo de desenvolvimento comportamental.

O desafio da prática do reconhecimento. Aspecto de um processo de desenvolvimento comportamental.

Durante o processo de desenvolvimento de um líder um dos principais questionamentos que veio a tona foi a questão de “como reconhecer”. Elogios e sinalizações de bons trabalhos eram feitos com frequência, junto a sua equipe. No entanto, identificou-se que não era suficiente, já que, o time divergia suas opiniões com relação ao feedback do gestor.

Quantos líderes e gestores têm o mesmo questionamento? Afinal, como trabalhar com o reconhecimento, aspecto tão importante discutido na questão de retenção de profissionais, considerando a diversidade e multiplicidade de colaboradores que compõem as equipes?

O reconhecimento pode ser aplicado através de duas formas, não necessariamente sequencias: a primeira como a atuação do conjunto empresa, pela cultura estabelecida, ações mais generalizadas como premiações, identificação de melhores funcionários, PLR, programas de qualidade, entre outros. E a segunda, mais complexa e desafiadora, que vem através do comportamento do líder, tanto por representar a empresa como gestão mas também por ser o responsável pelo reconhecimento mais direto que envolve o aspecto comportamental, e a qualidade das relações interpessoais.

O líder em desenvolvimento questionava: "porque falar um parabéns ou bom trabalho pode ser suficiente para estimular uns, e outros não?"

Ao liderar uma equipe é muito importante entendermos quem são esses indivíduos. Se olharmos pela Análise do Comportamento, cada indivíduo tem sua história de vida que o caracteriza. Não é preciso saber a fundo quem são essas pessoas. O grande desafio dos líderes e gestores é aprender a ler o comportamento de cada um.

Aspectos como reforço, motivação, punição, o grande questionamento do porquê de certas ações, muitas vezes, se observadas com atenção no dia a dia podem ser identificadas! A análise do comportamento dentro do ambiente corporativo traz esse conhecimento para entender o que estimula certos comportamentos, como eles são mantidos se analisarmos as consequências e com isso, como mudar o comportamento na interação com esses profissionais, influenciando assim a mudança deles! 

Ou seja, desenhe sua equipe. Você pode iniciar com questões simples:

  • Como se comportam diante de situações (especifique-as)?
  • Olhe a partir do indivíduo para o todo.
  • Há diferença quando muda-se os envolvidos?
  • Avalie a interação da ação do envolvido A provocando a reação do(s) envolvido(s) B, e com isso, novamente, influenciando uma nova ação do envolvido A. Trabalhe essa descrição até o término da situação em questão.

Esse esquema nos sinaliza as possíveis relações do porque os indivíduos mantém certos comportamentos dentro do ambiente de trabalho. O líder para atuar com esse conhecimento tem que ter flexibilidade e autoconhecimento para, se necessário, mudar o próprio comportamento com relação ao outro.

Uma simples descrição do que pode ser feito, mas que é complexo. É necessário entender como a técnica é desenvolvida. E claro, aplicá-la. Afinal, para mudanças comportamentais eficazes, é necessário um processo repetitivo e constante, para que elas se tornem funcionais!

O desenvolvimento dessa habilidade no líder, em aprender a fazer a leitura dos ambientes, nos mostra como é possível reconhecer um colaborador, no aspecto comportamental. Como falar, quando, estilo do feedback a ser aplicado, até mesmo a forma em como é exposto informações mais delicadas ou desafiadoras.

Esse desenvolvimento comportamental faz com que a funcionalidade da equipe e sua produtividade tenha aspectos diferenciados já comprovados. Questões como “reconhecimento só do fulano”, “valorização do ciclano”, entre outros, que acabam por contaminar a dinâmica da equipe são eliminadas.

A prática do uso da técnica da análise do comportamento contribui para um time mais unido, produtivo, mesmo com suas diversidades.


Adriana Kalil - Psicóloga e Coach - Analista do Comportamento.

www.psicologaadrianakalil.com



Ana Rodrigues Sep 3, 2019 · #1

Reconhecimento

0