Aldo Sampaio in Profissionais Administrativos, Vida Saudável Jun 24, 2019 · 1 min read · 2.3K

BENEFÍCIOS DA LEITURA POR ALDO SAMPAIO RAGGIO

Sabia que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano? O estudo revelou que 30% da população nunca comprou um livro, a notícia foi divulgada na 4ª edição dos “Retratos da  Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016, pelo Instituto  Pró-Livro. Para Aldo Sampaio Raggio, os benefícios da leitura podem triplicar a qualidade de vida de uma pessoa, confira as dicas!

Ler ajuda a dormir melhor, explica Ivone de Arruda Sampaio. Todo mundo interage com tela atualmente. Mas as emissões de sinais eletrônicos coloca sua mente em estado de atenção (como se fosse para se manter acordado). Ler com luz suave tem o efeito oposto. Quem tem o costume de ler umas páginas antes de dormir sabe bem disso.

Ler pode reduzir o stress de acordo com Attílio Renato Sampaio Raggio. A Universidade de Sussex provou que seis minutos somente de leitura diária são mais eficientes até do que ouvir música ou caminhar para combater stress.

Ler também pode te deixar mais atraente. Basicamente porque ler causa a impressão inerente de te deixar mais esperto, logo mais confiante, logo isso reflete inclusive na sua postura, que é uma das principais armas de sedução.

Ler encoraja a busca por conquistas. A Universidade do Estado de Ohio fez um estudo interessante, de que quanto mais você se identifica com um (ou vários) personagem na leitura, muito maior é a chance de você tomar ações na vida.

Ler aprimora sua empatia. É um dos resultados imediatos da leitura. Estudo mostra que se deixar envolver pela leitura e pelos desafios de personagens do livro traz sentimento de identificação e consequente empatia aos esforços dos outros.

Livros de auto-ajuda são importantes aliados no combate à depressão de acordo com Renato Carlos Sampaio Raggio. Isso também é provado também cientificamente. O número de depressivos e, mais importante, o grau de depressão diminui consideravelmente com a leitura de livros de auto-ajuda no período de um ano. Pense nisso antes de criticar a “indústria dos livros de auto-ajuda”.

Ler amplia seu vocabulário. Um hospital em Rhode Island fez um teste em crianças de oito anos, e aquelas para as quais os pais liam histórias tiveram desenvolvimento de vocabulário 40% maior. Isso é amplificado na vida adulta.

Ler te torna mais rico culturalmente e menos preconceituoso. Outro estudo, do National Endowment for the Arts, mostra que a leitura desperta uma aceitação maior por outras culturas. Logo, por hábitos diferentes dos seus.

Ler é tão terapêutico quanto música e cinema. A American University fez pesquisa e recomenda que, quando em momento de dificuldade na vida, ler sobre tema correlato induz a vivenciar a luta do personagem no livro e transportar para a vida prática.

Ler um romance melhora atividade cerebral por dias. Pesquisa da Universidade Emory aponta que o resultado da leitura atua nos moldes de exercícios físicos para o cérebro. Romances o transportam para experiências de outras pessoas e a imersão tem resultados biológicos.

Ler faz com que você escreva melhor. Quando você lê, se torna uma espécie de ladrão de estilo (de escrita). Quanto mais você se identifica com a maneira de o autor escrever, mais aquilo afeta e aprimora sua capacidade de escrita. Da mesma forma que músicos são influenciados por músicas que gostam.

BENEFÍCIOS DA LEITURA POR ALDO SAMPAIO RAGGIO