TECNOLOGIA BIM NO BRASIL

Atualmente o BIM se depara com dois grandes desafios. O de estruturar um relacionamento colaborativo entre as empresas, e a necessidade de atender as exigências de projetos por parte de estatais e órgãos públicos. TECNOLOGIA BIM NO BRASIL

Algumas partes do governo e entidades de classe também estão na busca de se aperfeiçoar nessa tecnologia e avançar, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Exército Brasileiro, entre outros estão desenvolvendo normas para atender o padrão de BIM. Além disso, alguns órgãos do governo já se arriscaram a solicitar projetos em BIM demandando uma readequação dos projetistas.

A tecnologia BIM é um processo progressivo que possibilita a modelagem, a troca, o armazenamento, a consolidação e o fácil acesso aos vários grupos de informações sobre um empreendimento que se deseja construir, usar e manter. Portanto, pode ser entendida como uma construção virtual, onde podemos prever diversos erros de projeto e execução.

A implantação do BIM no Brasil já foi muito debatida em seminários e congressos, gerando uma reação por parte de entidades de classe e governo com a finalidade de desenvolvimento de normas para atender à nova tecnologia.

Com isso, a tecnologia BIM, por gerar um modelo fiel ao da construção, é capaz de auxiliar na compatibilização dos projetos evitando erros e desperdícios na construção e facilitando até mesmo a operação do canteiro. Por fim, o modelo do edifício ao final da obra passa a ser o “as-built”, com grande valor para o operador, ou seja, trata-se de uma tecnologia eficiente para aumentar a produtividade do setor da construção.