Fábrica De Idéias en Profissionais Administrativos, Estudantes, Music / Música CEO - CoFundador • Fabrica De Ideias 7/10/2016 · 1 min de lectura · 2,5K

8 FORMAS FÁCEIS DE APRENDER ALGO NOVO TODO DIA

8 FORMAS FÁCEIS DE APRENDER ALGO NOVO TODO DIA

Todas as pessoas bem-sucedidas compartilham uma característica comum: elas estão aprendendo constantemente.

Para exemplificar, a revista "Inc", cita grandes nomes como Oprah Winfrey, Bill Gates e Mark Zuckerberg, que mesmo a frente de grandes negócios, sempre encontram um jeito de inovar e trazer ao público suas descobertas e aprendizados.

Não é preciso ter muitas horas livres durante o dia ou devorar todos os livros de uma biblioteca. Confira pequenas estratégias para aprender um pouco a cada dia, mesmo com a rotina apertada: 

1. Leia estrategicamente

Se você não tem tanto tempo livre para se dedicar à leitura, escolha bem o que vai ler. Explorar assuntos que saiam da zona de interesse pode ser uma boa iniciativa para despertar novas paixões e obter inspirações para abrir diferentes caminhos e estimular novas ideias.

2. Foque em reter o que foi lido

A leitura por si só não vale tanto se o leitor não souber como reter todas as informações. Para facilitar a assimilação de tudo, existem três passos: o primeiro deles é a impressão. Ou seja, a pausa para realmente entender o que foi lido. O momento de associação também é crucial para fazer a ponte entre o que está sendo assimilado e o conhecimento prévio. Por fim, há a repetição, que pode ser feita com anotação ou releitura, para fixar todo o conhecimento. 

3. Fale com pessoas inteligentes

A dica é muitas vezes negligenciada, mas pode ser muito mais eficaz do que parece. Pessoas com uma boa bagagem de conhecimento promovem conversas que abrem novos horizontes e inspiram muitas soluções. Alguém muito envolvido em um determinado assunto pode responder perguntas que, quando bem respondidas, se tornam informações dignas de serem lembradas.

4. Não tenha medo de soar idiota

Para tirar proveito de pessoas com muito conhecimento, é preciso estar disposto a perguntar muito. Às vezes, os questionamentos podem soar básicos demais e causar vergonha em quem pergunta. Ser curioso pode exigir deixar o orgulho de lado e potencializar o aprendizado com o máximo de perguntas que puder.

5. Aproveite a internet

Passar boas horas do dia online não é algo incomum nos tempos atuais. Por que não aproveitar a navegação para aprender? Existem muitos sites educacionais, cursos digitais gratuitos e palestras no TED que podem servir de munição para o cérebro. 

6. Aproveite (mais) o trabalho

O crescimento pessoal e profissional pode ser promov