Alex Justino Da Silva en Profissionais Administrativos, Estudantes, Marketing e Produto Promotor • beBee 11/10/2016 · 2 min de lectura · 1,0K

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

Inbound Marketing é uma forma de publicidade que busca transmitir conteúdo útil e relevante para o nosso público alvo. (Continue lendo para saber mais detalhes)

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

O foco principal do Inbound Marketing é gerar interesse nas pessoas, ao invés de “empurrar” o conteúdo goela abaixo como muitos e muitos fazem. Neste método você simplesmente vai deixar que as pessoas se sirvam.

Mas por que o Inbound Marketing é melhor que o marketing tradicional? (veja abaixo)

– Tem como “combustível” o seu esforço e criatividade
– Melhor relação com as pessoas
– É bem mais barato que o marketing tradicional (antigo)
– Conteúdo ao invés de somente publicidade
– A tendência é o crescimento

Gerando um conteúdo de qualidade para seu leitor, você poderá convertê-lo posteriormente em um potencial cliente(lead) interessado em seus produtos.[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

#Fixando o Conteúdo

[Infográfico] Inbound Marketing: O método inovador de marketing que você precisa saber

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

Vamos analisar este infográfico por partes para um melhor entendimento dessa ótima estratégia.

» O que é Inbound Marketing?

É um método de marketing online que tem como principal finalidade atrair os clientes através de conteúdo relevante e de qualidade ao invés de mergulhá-los em avalanches de publicidades indesejadas.

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

» Diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

Podemos ver acima que o Inbound Marketing trabalha de uma forma bem mais atrativa e gera mais credibilidade por não usar táticas “agressivas” como é o caso do Outbound Marketing.

Veja algumas estatísticas do Inbound Marketing:

  • 93% dos processos de compra se iniciam com uma pesquisa online
  • Mais de 90% dos links clicados são orgânicos, não pagos.
  • Mais de 70% dos navegantes não passam da primeira página
  • 75% a 80% dos consumidores procuram informações de um produto através de artigos bem elaborados
  • Redes sociais geram 100% leads a mais que o Outbound Marketing
  • Inbound Marketing é 62% mais barato que o Outbound Marketing
  • Mais de 70% das empresas estão utilizando o Inbound Marketing

O Inbound Marketing utiliza o meio digital para divulgar seus produtos/serviços, o que com certeza é uma maneira bem mais eficiente de marketing já que não gera muito custo e o poder de alcance é superior ao do Outbound Marketing.

» O Funil do Inbound Marketing

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

Confira a seguir as 5 etapas que compõe esta estratégia, cada passo tem um papel fundamental para que esse conjunto funcione de uma forma eficaz.

» Planejar:

Para qualquer trabalho ou tarefa que executamos é sempre melhor quando temos um planejamento pronto, assim temos um maior controle sobre aqui que estamos fazendo. Do mesmo modo funciona o “Novo Marketing”, essa é uma das etapas fundamentais para que tudo ocorra conforme o esperado.

» Atrair:

Através do conteúdo de qualidade você vai conseguir atrair pessoas interessadas naquilo que você está oferecendo e então vai ter um público-alvo qualificado para futuras divulgações do seu produto/serviço.

» Converter:

Mostrando aos seus leitores que o seu produto/serviço ajudará a resolver o problema que é apresentado, fará com que seja gerado interesse e automaticamente ganhará um lead(pessoa disposta a fornecer seus dados de contato).

» Engajar:

Certo, agora que ganhou o lead, o que fazer? Vamos conhecê-lo melhor, estreitar o relacionamento para que seu trabalho seja sempre acompanhado e assim vamos gerar a satisfação daquele cliente.

» Encantar:

Nesta última etapa, se você acompanhou tudo corretamente, já terá fãs que gostam do seu trabalho e clientes interessados em comprar o seu produto/serviço, pois sabem que é de qualidade e agregará muito valor.

» Alguns dos principais elementos do Inbound Marketing:

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing

» SEO:

O SEO é uma importante ferramenta que fará com que seu site/blog tenha tráfego, pois não haverá sentido gerar conteúdo de qualidade se não há ninguém para consumí-lo.

Caso queira saber mais sobre SEO, veja neste artigo que possui todas informações que você precisa saber.

» Blog:

Um ótimo meio de comunicação e atrativo de leitores procurando respostas para seus problemas. Publique conteúdo útil e posteriormente terá fiéis clientes dos seus produtos/serviços.

» E-mail Marketing:

Uma forma de interação direta com seu leitor e quem sabe futuro cliente. É muito importante para construção de uma estrutura sólida para seu negócio e divulgação de produtos/serviços para o público-alvo.

» Redes Sociais:

Redes sociais são excelentes para divulgar seu conteúdo na internet, se houver valor no que está oferecendo, sua mensagem alcançará um grande número de pessoas muito rapidamente.

O inbound marketing alterou o modo como as empresas lidam com seu público-alvo. Cada vez mais, os clientes procuram conteúdos mais direcionados às suas necessidades. Este método desperta o interesse nas pessoas ao invés de comprá-las através de anúncios, spams e outros métodos mais “agressivos”.

Não há dúvidas que o Inbound Marketing é uma ótima estratégia para os negócios e está em constante crescimento no Brasil. Se ainda não o utiliza, não perca mais tempo e comece desde já utilizá-lo.

[Infográfico] Inbound Marketing: O Método Inovador de Marketing