Alex Justino Da Silva en Profissionais Administrativos, Cidade de São Paulo, Marketing e Produto Promotor • beBee 3/10/2016 · 2 min de lectura · 1,8K

Marketing Digital: Cuidado Pra Não Ser Enganado e Ser feito de Idiota

Marketing Digital: Cuidado Pra Não Ser Enganado e Ser feito de Idiota

Se você trabalha com Marketing Digital, ou envolvido e participa de alguma maneira com a comunidade de profissionais que atuam com comunicação digital, com certeza já deve ter se deparado com algumas das abordagens citadas no vídeo.

O Marketing Digital deve ser levado a sério

Não é a minha ideia, de maneira alguma, diminuir ou falar mal do trabalho alheio. A ideia, ao abordar este tema, é alertá-los com relação a algumas – muitas –ofertas de capacitação meio duvidosas  que tem aparecido com frequência nomercado digital, cujo o único objetivo é vender um produto, muitas vezes, prometendo soluções imediatas para “vender mais” e “alavancar” o seu negócio. Ou, na pior das hipóteses, começar um negócio do “absoluto zero” e conseguir prosperar, usando as estratégias oferecidas 100% grátis, 100% online e recheados de bônus especiais e presentes. Cuidado. Não conheço o produto final dessa turma, mas as estratégias formatadas para o convencimento, sim. E são manjadas.

Trabalhar cm Marketing Digital exige disciplina e estudo. MUITO Estudo

Não existe fórmula mágica quando estamos falando de Comunicação e Marketing Digital. O que existe é estudo. Muito estudo. Testes, erros, acertos, novos erros, novos acertos. Mais estudo e por aí vai…

Por mais que lidemos com números, e eles são muito importantes, é claro, a partir do momento em que lidamos com pessoas,  a ciência deixa de ser exata e passa a ser uma ciência que precisa de olhar clínico sobre um dos principais, se não principal fator que move o mercado, seja ela no ambiente online ou não: o comportamento.

Não estou aqui dizendo para você não investir em capacitações online. Muito pelo contrário, se eu tenho uma dica para deixar aqui é: invista em capacitações online. Tem muita gente séria produzindo conteúdo bom e relevante sobreMarketing Digital. Alguns gratuitos, outros pagos. A mensagem que gostaria de deixar aqui é para que vocês sejam criteriosos e não caiam nas falácias de ofertas imediatistas e oportunistas que visam apenas o lucro do “empreendedor digital”  que está vendendo.

O Marketing Digital além das ferramentas

O Marketing Digital evoluiu. Essa turma que usa e abusa de estratégias forçadas pra ganhar dinheiro fácil tem os dias contatos. Empresa séria muitas vezes sabe reconhecer o profissional que realmente tá no campo de batalha. Sabe que não dá mais pra fazer de Marketing Digital de maneira tão simplista e sem planejamento.

Não existe receita de bolo no Marketing Digital

O Mercado Digital não é uma junção e ingredientes que você coloca numa forma de bolo,  espera e colhe o resultado. Não mais.

Acho que já disse isso por aqui algumas vezes, mas automação sem estratégia e planejamento não funciona. Um exercício bastante simples e que você mesmo pode fazer agora mesmo, é observar a quantidade de gente vendendo cursos de Marketing Digital e Mídias Sociais que prometem, e garantem pra você, que você vai vender mais por determinada rede social. Já vi gente falando que conhecer a persona do negócio é estratégia certeira pra vender mais, COM CERTEZA. Vamos com calma, jovens padawans, o caminho até se tornar um Jedi é longo, estratégico e exige muito estudo e disciplina. Eu arriscaria dizer que disciplina é o primeiro passo.

As “certezas” oferecidas em alguns cursos de Marketing Digital

Já abordei a importância da definição das personas dentro das estratégias de Marketing de Conteúdo, mas a relação entre persona e a venda é apenas um dos ativos responsáveis, dentro do contexto geral e posicionamento da marca, que podem, ou não, servirem para serem aplicadas em estratégias com foco em conversão direta. No entanto, para dar essa certeza, o profissional responsável precisa precisa de bem mais do que entender sobre personas ou estratégias separadas.

Resumindo, muito se fala em vender mais, alavancar negócios e pouco se fala mercado, comportamento de consumo, análise, planejamento. Falta transparência nesse meio e não é de hoje.  Atuar com Marketing Digital exige maturidade e transparência.

Para finalizar, gostaria de ressaltar, novamente, que a ideia aqui não é dizer que vocês não devem investir em capacitações disponíveis online. A minha ideia com esse conteúdo é plantar uma sementinha da curiosidade para que vocês sempre sejam criteriosos ao investirem em cursos online, pois gente que se acha esperta nesse mercado digital “sem portêra” é  o que mais tempo por aí.

Seu tempo e seu dinheiro não caem do céu e o mercado só terá a ganhar com profissionais que investem com responsabilidade na profissão.

Marketing Digital: Cuidado Pra Não Ser Enganado e Ser feito de Idiota