Amanda Rodrigues en Recursos Humanos, Cidade de São Paulo Business Partner 5/7/2016 · 1 min de lectura · +600

Como fazer seu negócio dar certo recrutando as pessoas certas

 É preciso entender que o processo de recrutamento e seleção têm influência direta nos resultados de uma empresa. Afinal, o capital humano é peça fundamental no atingimento dos objetivos de qualquer companhia seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

 Isso significa dizer então, que a condução de um processo de seleção bem estruturado e realizado por profissionais competentes que visam não somente uma simples seleção de pessoa com as aptidões educacionais e técnicas inerentes ao cargo, mas, que focam na escolha da pessoa com o conjunto de características pessoais, comportamentais, técnicas e educacionais mais adequadas aos requisitos da vaga é o fator chave para uma contratação de sucesso e, consequentemente, para um retorno positivo tanto no clima da empresa quanto nas finanças.

 Portanto, quando falamos de contratar um bom profissional, não podemos nos limitar apenas ao cargo em questão ou ainda, levar em conta apenas sua formação e/ou experiências anteriores mas, também, se estes são capazes de ocupar cargos dentro de uma organização, se são capazes de trabalhar em equipe em prol de um bem comum, se são capazes de assumir responsabilidades, se são autônomos suficientes para identificar onde precisam atuar mais, se são capazes de reconhecer suas deficiências e saber a hora de pedir ajuda e, principalmente, se são capazes de evoluir na empresa. Ou seja, ao contratar alguém é fundamental ter em mente que não está contratando para uma posição especifica e sim para uma organização como um todo.

 Recrutar e selecionar o profissional certo para ocupar um cargo na empresa é algo que precisa de muito cuidado e atenção, principalmente porque de ambos os lados existem expectativas. Orecrutador tem a difícil missão de conciliar interesses organizacionais e pessoais, além de ter que saber escolher a pessoa certa para trabalhar em determinada função e cargo e com qualidades suficientes que o possibilitem galgar um caminho dentro da corporação.

 E para isso, é imprescindível que o recrutador esteja apto a identificar o perfil comportamental de cada candidato. Ele precisa utilizar métodos específicos para encontrar um indivíduo que possua qualidades pessoais e comportamentais que vão de encontro com a cultura e objetivos da empresa, para que o gestor da vaga se preocupe apenas com as habilidades técnicas necessárias para a ocupação do cargo. Daí a necessidade de possuir profissionais preparados para a tarefa de recrutamento e seleção de pessoas.

<