Amauri Salerno Marques en Comerciantes e Vendedores 8/11/2016 · 4 min de lectura · 2,7K

Como emocionar clientes e despertar neles o desejo pelo seu produto?

Como emocionar clientes e despertar neles o desejo pelo seu produto?O grande lance das histórias é a característica que quando bem contadas, aumenta-se muito as chances de conseguir e obter atenção exclusiva das pessoas.

Ser capaz de transportar as pessoas para outra realidade, de fazer com que elas experimentem a vida um pouco mais leve e de forma segura, mas não menos significativa é o grande desafio que levam empresas a investirem milhões de dólares anualmente para descobrir novos conceitos de marketing e fazer com que seus produtos cheguem a mais e mais clientes.

O storytelling é capaz de transportar as pessoas para outra realidade.

O ser humano se apropria da técnica de contar histórias desde que o mundo é mundo. De desenhos em cavernas aos primeiros manuscritos dos povos antigos, o que mudou foi apenas a forma como elas são transmitidas. Hoje, os registros estão cada vez mais digitais, mas as histórias continuam sendo contadas.

Vou trazer para a nossa conversa o inesquecível exemplo do filme “O Náufrago” onde Chuck Noland (Tom Hanks) atrelou um significado emocional forte fazendo de uma bola de vôlei sua grande companheira.

Esse marketing de diferenciação foi transformacional para a visibilidade da marca Wilson, que com certeza é vista de forma diferente do que todas as outras marcas, desde então.

Percebe a sacada emocional, o envolvimento?

Note...o nosso cérebro tem dois lados: o racional (lógico) e o emocional (criativo).

O lado lógico é o que quer fazer tudo certinho. É conhecedor e sabedor de todas as regras, analisa tudo friamente e sempre tem uma resposta de bate e pronto para qualquer ocasião. Suas considerações na maioria da vezes estão certas, mas não é divertido, é sem graça.

As vezes é merecedor até mesmo de nossos sentimentos de irritação de tão insosso que é.

O lado emocional, é aquele que está presente para o momento atual, é engraçado, divertido, apaixonante e envolvente. Tem o dom das palavras o domínio para colocá-las na hora certa e sabe muito bem o que você quer ouvir. Ele é encantador, mas por ter o péssimo hábito de só pensar no momento atual, não pensar no futuro, traz consigo esse ônus que pode ser muito perigoso.

Todos nós temos os dois dentro de nós, o lógico (racional) e o emocional (sonhador), duelando para influenciar nossas decisões.

Não é diferente com o seu cliente. Ele também tem os dois.

O que percebo é que a grande maioria das empresas se aplicam em vender somente para o racional (lógico).

Explicam tim por tim por que seu produto tem mais qualidade. Detalham todas as características, falam da embalagem, volume, preço, cor, cheiro, textura, consistência. Elas tentam CONVENCER o racional (lógico).

Agora, as maiores marcas líderes de mercado, os grandes players, fogem disso como o diabo foge da cruz. Elas estão aplicadas em trabalhar com o lado emocional, viram a sua artilharia para o lado do sonhador, do lúdico.. e é esse é o lado que te faz QUERER, te faz DESEJAR o produto.

O DESEJO é o que move os melhores clientes. É o desejo que desencadeia o frisson e é por isso que esses clientes não se importam de pagar mais por tal produto, por tal serviço, em sua totalidade são mais gratos, se tornam embaixadores, indicam para amigos e divulgam seu negócio. Quem se propõe a fazer isso sem receber um centavo por tal ação, o faz por estar apaixonado, atraído, inspirado, conquistado e não por ter sido convencido.

Percebe a grande diferença?

Quando você consegue aplicar elementos emocionais, contar a história da sua empresa, do seu produto que você vende ou do serviço que você presta, pimba...você ativa o lado emocional do cérebro, o SONHADOR. E esse é MUITO mais poderoso na hora de influenciar na decisão do cliente.

- Sabe quando você sabe que tem que malhar, mas posterga a decisão de ir para a ação?

- Quando tem que comer mais saudável, mas abre mais um exceção e toma um refrigerante ao invés de um suco natural ou uma água mineral e garante que é só hoje?

- Quando vê que a pessoa está com a braguilha da calça aberta, mas fica com vergonha de falar ?

É o lado emocional em ação, trabalhando fortemente e convencendo você a fazer o você QUER, não o que deveria.

Agora sinceramente responda...

Como você e sua equipe de vendas estão discursando e vendendo atualmente?

Sua oferta fala a língua do emocional ou a língua do lógico?

Vamos ver um exemplo? Digamos que você tenha uma agência de turismo e leva turistas para a Disney.

Para vender para o Lógico, você vai dizer: “Nosso pacote tem o melhor preço do mercado. Com 20 anos de empresa, nós temos parceria com as melhores empresas de transfers, que não se atrasam, ajudam os clientes com o embarcar e desembarcar das bagagens e os motoristas e ajudantes são poliglotas.

Aceitamos todas bandeiras de cartões de créditos e temos maquininhas de débito e crédito para receber no próprio veículo. Temos parceria com 50 restaurantes e horários com reservas pré-estabelecidas para cada opção ”.

E aí sentiu-se empolgado, mexeu com seus desejos? Bem merrequinha, não é?

Agora, para vender para o emocional (Sonhador), vamos ter que mudar a abordagem. Observa como ficaria.

“Sua viagem não é apenas o conforto de um traslado, nem os locais incríveis por onde estaremos reunidos com amigos de todas as nacionalidades e culturas, confraternizando os momentos de uma deliciosa e típica refeição.

Não é uma agenda cheia de horários travados e inflexíveis que te obrigam a uma rotina quando tudo o que tudo o que você almejou foi um tempo para estar com a sua família fora da rotina. Sua viagem é um marco da sua conquista profissional e nós reconhecemos isso.

Assim como um atleta que sobe em um podium para receber a medalha de ouro que conquistou, você também lutou muitas batalhas para chegar aonde chegou. Anos estudando, treinando, aplicando, errando, tentando novamente, para se tornar o profissional que você é hoje. Capaz de reservar momentos incríveis para proporcionar a alegria a seus filhos, esposa e juntos celebrarem este momento.

Nós criamos a sua recompensa com todo o conforto, luxo, e comodidade que representam sentimentalmente a sua conquista, do objetivo que você alcançou com tanto esforço e honra.

Mais do que uma viagem de férias com a família, esta será uma oportunidade de colocarmos em seu pescoço, e deixar estampada em seu peito uma medalha. A medalha da realização de um grande sonho. Cada momento, cada lugar que visitaremos será marcante, inesquecível.

Sua família, seus amigos vão sentir orgulho de saber o que você é capaz de se planejar e proporcionar para eles, em cada período de férias da suas vidas. Bem vindo a melhor viagem de sua vida!”

Sentiu a diferença, o impacto?

Um dos jeitos mais poderosos de se diferenciar em meio a concorrência  é você aprender a falar com o lado emocional. Pouca gente se comunica com o lado emocional (sonhador), mas quem a isso se aplica… ganha um fã, um cliente fidelizado para a vida.

Para ajudar você que desejar fazer uma atividade profissional diferenciada e que se cadastrar em minha equipe , eu vou disponibilizar 5 bônus [Cursos online como vender mais usando o facebook, youtube, instagram, blog e emails] de como vender e inspirar profissionais a trabalharem com você usando as midiais sociais.

Vou te ensinar uma ferramenta que uso para transformar produtos simplórios e comuns em objetos de desejo.

Eu quero saber mais, acesse o link: http://bit.ly/carreira-profissional-hinode

Na última vez que disponibilizei gratuitamente este Bônus foram mais de 215 alunos e ficou uma galera de fora. Então não vacila e parte com tudo pra ação.

PS: Marque um amigo, colega ou familiar que precisa ler esse post e o convide para ele reservar uma unidade junto com você, nos comentários. :)

  • GosteiComo emocionar clientes e despertar neles o desejo pelo seu produto?
  • Comentar
  • CompartilharCompartilhar Como emocionar clientes e despertar neles o desejo pelo seu produto?


Nelson Rogério 23/11/2016 · #3

E verdade temos que viver estudando formas cada veis melhores para evoluir nossas vendas https://www.magazinevoce.com.br/magazineeutiamo/

0
Amauri Salerno Marques 8/11/2016 · #2

#1 Obrigado José Maria, feliz em ajudar! Forte Abraço e Sucesso Sempre!

0
José Maria Souza 8/11/2016 · #1

Excelente artigo !

0