Como comprar ações: 4 passos para começar a investir na Bolsa

Como comprar ações: 4 passos para começar a investir na Bolsa

Sempre que você adquire uma ação na Bolsa de Valores e os ativos da empresa se valoriza, você pode realizar lucros. Isso se dá porque o valor da sua ação aumenta, cada vez que a organização sofre valorização.


Se você está em busca de maiores rentabilidades com o seus investimentos o mercado de ações pode ser uma boa alternativa. Já pensou em aplicar na Bolsa mas não sabe como? Entenda melhor como comprar ações nesse guia que construímos para você!


Neste guia você entenderá o passo a passo necessário para começar a investir em ações. Atente-se a cada etapa e comece a ter sucesso na Bolsa de Valores!


1) Trace metas


Esse é o primeiro passo que você deve seguir antes de tomar qualquer decisão referente ao seu dinheiro.O planejamento é a chave para o sucesso, principalmente em cenários de crise. Ao definir um objetivo, você conseguirá impulsionar a sua motivação para poupar e investir cada vez mais e melhor.


A partir dessas metas, será possível determinar o prazo dos seus investimentos, as modalidades mais interessantes, a rentabilidade que você busca e quais ativos são os ideais para conquistar tudo isso. A partir disso, é possível também usar indicadores para entender se você está no caminho correto para atingir esses objetivos.


Para determinar suas metas:


  • Escolha o prazo do investimento

  • Delimite o valor inicial

  • Determine os indicadores para controle


2) Entenda o seu perfil de investidor


Para entender qual modalidade da Bolsa é a melhor para você, é crucial perceber qual é o seu perfil. A partir dele será possível escolher os produtos que se adequam. O mercado de ações não se limita a apenas a um tipo de investimento, como muitos pensam. Para cada perfil, existem estratégias próprias. Veja agora os três principais prazos de investimento disponíveis:


  • Day Trade:


Essa modalidade é para o tipo de investidor com um perfil mais arrojado, que procura maiores rentabilidades. Para quem quer alavancar o seu capital e não se importa em ter que lidar com as constantes variações do mercado essa pode ser a melhor escolha!


As operações em Day Trade são aquelas que se iniciam e se encerram no mesmo dia. Muitas vezes em apenas minutos, o investidor compra e vende o mesmo ativo a preços diferentes. A modalidade faz uso das oscilações diárias que os preços sofrem, para conseguir extrair lucro.


Vale lembrar que é importante ter mais tempo disponível para lidar com esse tipo de investimento, uma vez que as operações são sempre muito rápidas.


  • Curto Prazo:


As operações em curto prazo são ideais para quem não tem tanto tempo disponível para operar em day trade, mas ainda sim está a procura da maior lucratividade possível.


Aqui são realizadas operações que duram de um dia a duas semanas. Os investidores compram e vendem ações, se aproveitando de indicadores para conseguir identificar as melhores oportunidades.


  • Longo Prazo:


Essa modalidade é a ideal para quem não tem pressa em ver os resultados de seus investimentos. Aqui, as previsões de crescimento da empresa fazem a diferença.


Para entender melhor sobre a saúde financeira da empresa e vislumbrar quais são as suas perspectivas de crescimento para o futuro, os investidores devem fazer uso da Análise Fundamentalista.


3) Abra conta em uma corretora


Para investir em ações você precisa ter uma conta em uma corretora de ações. Isso se dá uma vez que não é possível adquirir um ativo diretamente com os emissores. O mediador entre o investidor e o mercado são as Corretoras da Bolsa de Valores.


As corretoras são as responsáveis por concretizar seus pedidos de compra e venda de ações, a partir das ordens que são emitidas. Hoje em dia, tudo isso já é sistematizado e feito online. Agora o investidor tem mais autonomia para, inclusive, aplicar e verificar resultados a partir de uma plataforma virtual, chamada de Home Broker.


4) Agora é hora de comprar


Você já tem metas estabelecidas, conhece seu perfil de investidor e abriu sua conta em uma corretora? Chegou a hora de aplicar o seu dinheiro!


Para que você consiga investir da melhor maneira, realize uma análise do mercado, estudando todos os indicadores que ele oferece. Dentre eles:


  • Oferta

  • Demanda

  • Preços

  • Gráficos


Atente-se sempre para as notícias, acompanhando de perto o mercado financeiro. É interessante estar a par dos acontecimentos, uma vez que eles podem influenciar sua estratégia. A Bolsa de Valores costuma reagir aos cenários, tanto de conjuntura nacional quanto internacional. Além disso, uma ótima dica é entrar em contato com profissionais do mercado, uma vez que elas são especialistas no assunto.


Não existe uma regra que te fará acertar sempre na Bolsa de Valores, mas algumas estratégias permitem maior assertividade, uma vez que têm mais probabilidade de ocorrer. Uma vez que você está a par do cenário, dos padrões e das estratégias, você está mais apto a comprar ações da melhor maneira.


Percebeu como a Bolsa de Valores oferece opções para todo tipo de investidor? Na Bolsa, até mesmo o investidor mais conservador consegue encontrar ótimas soluções para os seus investimentos!


E você, já realiza algum tipo de investimento? Está pensando em comprar ações? Conta aqui nos comentários!



Sempre tive curiosidade em saber como eu poderia investir na bolsa e, na medida do possível, tento me informar sobre esse tema que para mim é bastante complexo. Muito obrigado @Ana Inez pelas dicas e por jogar um pouco mais de luz sobre esse assunto tão interessante!

+1 +1
Juan Imaz 28/9/2016 · #1

bemvinda ao beBee @Ana Inez!

+1 +1