Ana Inez en Profissionais Administrativos, beBee em Português 12/9/2017 · 3 min de lectura · +500

Conheça as melhores aplicações financeiras do mercado

Conheça as melhores aplicações financeiras do mercado


Muitas pessoas já perceberam que a rentabilidade da poupança não é lá grandes coisas. Então, acabam procurando aplicações financeiras mais rentáveis para valorizar seu dinheiro.

Aplicação financeira nada mais é que comprar ativos ou títulos de uma instituição com o objetivo de conseguir uma boa rentabilidade com o dinheiro aplicado, por um determinado período de tempo.

Que tal conhecer as melhores aplicações financeiras? Neste texto, vou te mostrar algumas das opções mais interessantes do mercado:

  • Bolsa de Valores

  • Tesouro Direto

  • CDB

  • LCI e LCA

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é um mercado onde acontece a negociação entre os investidores e as empresas. Os investidores que escolhem investir na Bolsa de Valores têm disponível uma vasta variedade de aplicações financeiras.

As mais conhecidas são:

  • ações

  • moedas

  • commodities

  • títulos de renda fixa

  • títulos públicos

Muita gente não sabe, mas dentro da Bolsa existem diversas possibilidades. Por isso, os investidores que decidem comprar ações precisam verificar, a partir de sua estratégia, qual o prazo ideal para manter essas aplicações na carteira.

Se você ainda não possui uma estratégia bem definida, eu sugiro que você corra atrás disso logo. Sua visão estratégia é muito importante para guiar seus investimentos desde o início.

Aplicações Financeiras a curto prazo

Para as pessoas que decidem alcançar bons resultados no curto prazo, existem duas modalidades para se investir na Bolsa de Valores:

  • Day Trade: o próprio nome já entrega essas operações que começam e terminam no mesmo dia. Nesta modalidade, o investidor aproveita a volatilidade dos preços dos ativos para realizar lucros.

  • Curto Prazo: esses investimentos possuem duração entre 1 dia até 2 semanas. Eles são conhecidos no mercado pela sua boa rentabilidade e liquidez.

Aplicações Financeiras a longo prazo

Os investimentos no longo prazo são ideais para quem quer planejar o futuro, como uma aposentadoria tranquila por exemplo. Além disso, costumam ser mais interessantes para investidores que não possuem muito tempo para se dedicar ao Mercado de Ações.

Esse tipo de aplicação também está sujeito às oscilações do mercado, entretanto é possível que os preços se recuperem ao longo do tempo. Portanto, é importante que você escolha empresas sólidas e com ótimo histórico no mercado.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é conhecido como uma aplicação financeira que possui alta liquidez e é bastante segura. Este investimento de renda fixa é ofertado pelo Governo Federal para angariar capital com o propósito de financiar dívidas internas.

De um jeito mais simples: no momento em que você compra este título público, você vai estar emprestando dinheiro para o governo e, em troca, receberá em uma data predeterminada este valor acrescido dos juros.

O Tesouro Direto é bastante acessível aos investidores porque, além de serem adquiridos através da internet, é possível começar a investir nesta modalidade com apenas R$30 reais. Mas, antes disso, é preciso analisar os títulos disponíveis para compra porque nem todos podem ser obtidos por este valor.

Este tipo de investimento possui 3 modalidades: prefixado, pós-fixado e híbrido.

  • Prefixado: quando se adquire um título público desta modalidade, você conhece a o valor que receberá no final desde o momento da compra. Neste grupo, existem dois tipos de títulos prefixado: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Os investidores que escolhem a primeira opção são os que precisam do valor remunerado apenas na data de vencimento. Por outro lado, quem precisa de uma renda complementar ao longo do tempo, pode ser interessante adquirir o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

  • Pós-Fixado: nesta modalidade, a remuneração do título sofre influência da Taxa Selic. Então, quanto maior o valor da Selic, maior será o ganho nesta aplicação. Neste investimento, não é preciso aguardar a data de vencimento para fazer o resgate. Caso você precise do dinheiro antes do combinado, a remuneração será calculada levando em consideração ao tempo do investimento e o valor da taxa no momento do resgate.

  • Híbrido: a rentabilidade desses títulos são estabelecidas por uma taxa prefixada acrescida à variação da inflação, mensurada normalmente pelo IPCA. Nesta modalidade, também existem dois tipos de títulos: Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Quando o investidor possui o objetivo de deixar o dinheiro rendendo até a data de vencimento, o Tesouro IPCA+ é uma grande opção. Mas para as ocasiões em que o investidor precisa deste dinheiro num prazo indeterminado, então o melhor é escolher o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

CDB

O CDB significa Certificado de Depósito Bancário e são títulos de renda fixa emitidos por bancos para financiar atividades internas. Ou seja, é como se você emprestasse dinheiro para o banco e recebesse esse valor depois de um tempo somado a juros.

Com o objetivo de captar recurso, são disponibilizados três tipos de títulos no mercado: prefixado, pós-fixado e híbrido. Esses tipos são bem parecidos com o que acabei de explicar no tópico sobre o Tesouro Direto.

Quem aplica no CDB possui a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isto é, se o banco que emitiu o título falir, o investidor possui a garantia de receber o dinheiro de volta. Mas este valor precisa estar no limite de R$250 mil reais por CPF e por instituição financeira.

LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito Agronegócio) são também títulos de renda fixa emitidos por bancos ou corretoras. Esta aplicação financeira possui a mesma lógica que os CDBs, a diferença é que a Letra de Crédito possui a isenção no Imposto de Renda para pessoas físicas.

Mas não deixe apenas este diferencial se torne o fator decisório na escolha do investimento. Na hora de decidir onde investir, é muito importante fazer as contas. Pode ser que uma LCA seja menos vantajosa que um CDB, mesmo sendo isenta de IR.

Como você pode perceber, as aplicações financeiras são diversas e oferecem diferentes oportunidades para quem busca uma forma de aplicar dinheiro para além da poupança. Apesar desta fácil disponibilidade no mercado, é preciso verificar entre todas essas opções, qualis investimentos são ideais para te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.

Reparou que disse tudo no plural e não no singular? Isso quer dizer que você não precisa ficar agarrado em apenas uma alternativa. Aliás, uma orientação de vários especialistas é que você tenha diversas aplicações financeiras em modalidades diferentes. Isso ajuda a proteger seu dinheiro e aumenta as chances de ter bons rendimentos.