Antonio Carlos Ferri en Recursos Humanos Técnico de Segurança do Trabalho • Senac 16/5/2016 · 1 min de lectura · +600

Ambiente Salubre e Sadio: Um direito de todos os trabalhadores!

Desde os tempos mais remotos, estudos referentes ao adoecimento de trabalhadores vem sendo realizado a fim de estabelecer critérios e limites para preservar a saúde dos trabalhadores. Desde de 2.360 a.C, muitos estudiosos entre eles cientistas e filósofos já tratavam do assunto como ideais a serem observados, e que foram amadurecendo com o passar dos tempos.

No Brasil a idéia de Nexo entre doenças e e trabalho, começou a ser observada com maior enfase a partir da década de 1940 com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que culminou na maior e mais importante Lei de tratava das relações de trabalho e um grande avanço para época. Mais mesmo com uma Lei tão bem elaborada, o Brasil continuava a ser um país com um dos maiores índices com mortes relacionadas ao trabalho.

Avançando um pouco mais adiante cronologicamente, chegamos ao final dos anos 70 mais precisamente em 1977 com a Criação da Lei 6514 que alterava Art . 1º - O Capítulo V do Titulo II da Consolidação das Leis do Trabalho que trata de Segurança e Medicina do Trabalho. E a partir desta Lei que em 08 de Junho de 1.978 foi criada a Portaria 3.214 que dispões sobre Saúde e Segurança no Trabalho, naquele ano com 28 Normas Regulamentadoras e entre elas a NR-15 que regulamentava de maneira mais clara as atividades insalubres.

Ainda falando de Lei, chegamos na década de 80, que trouxe para nós brasileiros a Promulgação da Carta Magma, a maior Lei que um País pode ter que é a Constituição Federal de 1988, que trás em seu Capítulo II ( Dos Direitos Sociais) e em seu Art. 7º os direitos dos trabalhadores entre eles o direito a um ambiente seguro e salubre para realização do trabalho.

Estamos avançando, as leis existem mais ainda sim trabalhadores continuam morrendo por doenças adquiridas, ou com ligação direta com o trabalho.

Ambiente Salubre e Sadio: Um direito de todos os trabalhadores! .