Armando da Leopoldino en Prisma RH, Auxiliar - Assistente - Analista de Recursos Humanos (RH), Técnicos de RH Promotor Sênior • Royal Prestige 16/5/2016 · 2 min de lectura · +300

Mórmons Auxilia Pessoas na Busca de Emprego, Educação e Negócio Próprio

Mórmons Auxilia Pessoas na Busca de Emprego, Educação e Negócio Próprio

Na atual crise brasileira, desde o ano passado as empresas nos diversos setores  vem demitindo a cada dia e como resultado mais de 11 milhões estão desempregados no país, segundo o IBGE. Com este enorme contingente de desempregados, voltar ao mercado de trabalho não esta nada fácil, principalmente para os que não tem nenhuma orientação de onde buscar as melhores oportunidades, como fazer um currículo que se destaque e como se comportar em entrevistas de emprego. 

Por outro lado, os profissionais de RH estão buscando bons profissionais que se adequem as necessidades das empresas. Eles recebem diariamente centenas de currículos, muitas vezes sem o perfil adequado para as vagas ofertadas. Demandando assim recursos como tempo e investimento em sistemas de recrutamento para auxiliar na contratação mais assertiva.

Pensando em auxiliar seus membros e a comunidade em geral a melhorarem sua autossuficiência material e espiritual, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como A igreja dos Mórmons,  através do seu Departamento de Autossuficiência criou os Centros de Autossuficiência, onde oferece gratuitamente cursos de preparação para os que estão buscando emprego, abrir um negócio próprio ou uma qualificação educacional. Atualmente existem mais de 100 Centros de Autossuficiência só no Brasil espalhados em todos os Estados.

Os cursos são ofertados nas capelas da igreja e seguem um modelo de grupos de estudos, onde cada grupo tem de 8 a 15 participantes que se reúnem semanalmente, durante 12 semanas sob a orientação de um facilitador. Os membros de cada grupo recebem manuais.

Ao final de cada curso, os membros do grupo que participarem das reuniões e cumprirem seu compromisso estarão aptos a receber um certificado de autossuficiência do LDS Business College, faculdade de administração mantida pela igreja e localizada em Salt Lake City, Utha, nos E.U.A; cidade onde esta a sede mundial da igreja.

O grupo Minha Busca Por Emprego, onde ajudará os participantes a aprenderem técnicas de busca de emprego, redes de contato, habilidades de comunicação, comportamento em entrevistas de emprego e como se destacar como empregado.

A igreja também criou o site www.ldsjobs.org que é uma ferramenta gratuita para candidatos e para empregadores, pois, o site divulga vagas de emprego e  possui um grande banco de dados com diversos tipos de profissionais em todas as regiões do Brasil. Para se cadastrar basta criar uma conta SUD como membro ou como amigo da igreja.

No grupo Iniciar ou Melhorar Meu Negócio Próprio, para os que tem um pequeno negócio ou planeja em abrir um, aprenderão os princípios chaves de como administrar as finanças, marketing e outros aspectos que todo empreendedor precisa saber.

O grupo Educação para um Emprego Melhor, ajudará os participantes a identificarem suas metas de carreira e os recursos necessários para atingi-las, inclusive quais as melhores carreiras e as melhores escolas e também receberão orientação de como conseguir emprego.

O diferencial deste grupo é que para os que são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ela pode disponibilizar um empréstimo semelhante ao FIES, chamado Fundo Perpétuo de Educação - FPE criado em 2001 pela Igreja. O programa é mantido por contribuições de membros da igreja e de outras pessoas que apoiam sua missão. Este fundo é destinado a financiar aqueles que se qualificara para tal e desejam fazer cursos profissionalizantes, técnico, tecnólogo ou de graduação. Aqueles que o recebem, depois devolvem o empréstimo ao fundo, que, por sua vez, vai ajudar outras pessoas.

Como os recursos para o FIES tem sofrido cortes por parte do Ministério da Educação, isto têm sido uma grande ajuda para os mórmons e para as instituições de ensino, pois terão alunos comprometidos com os cursos e com as mensalidades garantidas. 

Os Centros de Autossuficiência em feito diversas parcerias com instituições do sistema S  como o SENAC, SENAI e SEBRAE além de escolas e faculdades particulares. São iniciativas como esta que verdadeiramente fortalece o espírito cristão de ajudar os que estão precisando, sem pedir nada em troca. 

Contatos:

Tiago Rocha , Gerente de Operações, Serviços de Autossuficiência/FPE – Área Brasil, e-mail RochaTT@ldschurch.org, Telefone 11 3723-3364

Em Alagoas existem os Centros de Autossuficiência em Maceió, localizado na Av. Santa Rita de Cassia, 287, bairro Farol, , que funciona de segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 horas, cujo Gerente de Autossuficiência é o Sr. Dínio Goes, celular 82-99402-9969 e fone (82)3327-1515 e em Arapiraca, localizado na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, 277, Capiatã, funcionando segunda, quarta e sexta-feira das 09:00 às 12:00 horas, coordenado pelo Sr. Armando Leopoldino celular (82)99913-5016 e fone (82)3521-1590.