Augusto Santos en beBee em Português, Escritores, Comunicação Online Assistente Administrativo Marketing • Surfnet 22/6/2016 · 3 min de lectura · 5,5K

Pensando em produzir artigos no Producer? Que tal umas sugestões para iniciantes?

Pensando em produzir artigos no Producer? Que tal umas sugestões para iniciantes?

Designed by Freepik

Quando temos algo interessante para contar, ficamos muito entusiasmados e ansiosos para compartilhar a informação. Porém tal ansiedade as vezes nos faz gaguejar, extrapolar, até mesmo engolir palavras, transformando nossa grande notícia em algo totalmente diferente do que queríamos passar. 

Se queremos nos comunicar através de um texto, o cuidado com as palavras e sua colocação deve ser redobrado. Diferente da linguagem não-escrita, onde rapidamente podemos corrigir uma palavra errada ou sua entonação, o texto escrito após publicado é permanente. Se o leitor detectar um erro, o texto não poderá pedir desculpas e se corrigir sozinho.

Tenho lido muito conteúdo interessante aqui no beBee, mas infelizmente, parte destes textos estão mal formatados, não revisados, sem concordância e com erros de fácil correção. O que para muitos leitores, é um  ponto negativo que torna o artigo menos atraente.

Se você está pensando em iniciar sua produção de artigos no beBee, fique atento à essas sugestões para fazer o dever de casa de forma correta, e não perder mais nenhum leitor na metade do artigo.

Preze a qualidade, não a quantidade

Ter um perfil repleto de artigos a perder de vista é realmente lindo! Dá vontade de fazer um texto todo dia pra mostrar serviço, e todos verem como você manda bem nos artigos, correto? Não necessariamente. Saiba conhecer os seus limites.

Entenda que existem pessoas que possuem uma experiência e/ou uma habilidade particular que o permite escrever artigos todos os dias sem nenhuma dificuldade. Porém, se você não tem esta prática e tentar produzir textos em curto período de tempo apenas para fazer volume, tudo o que produzirá serão artigos de conteúdo fraco, desinteressante, e se não houver atenção: mal redigido.

Faça no seu ritmo, escreva quando estiver à vontade e com uma boa definição do que você realmente quer passar para o seu leitor. Começar a digitar sem uma ideia definida induzirá à falta de foco no assunto e permitirá brechas para distorção do sentido original do texto. Correrá o risco de fugir do tema principal e nem perceber.

Fique atento a formatação


A formatação na produção de artigos é bem simplificada e sem segredos. Basta você separar corretamente seus parágrafos, e incluir tópicos caso sejam necessários. Diferente de textos acadêmicos, você não tem que se importar com justificação do texto, ajuste de margem ou qualquer outra norma técnica. Aqui sua preocupação deverá ser com o seu leitor.

Leia seu texto e se pergunte se os parágrafos não estão muito grandes, ou pequenos demais, aonde não deveriam. Veja se os seus tópicos estão bem separados e enumerados, se for o caso; ou se estes são realmente necessários, talvez ficaria melhor um texto sem segmentações. A separação por tópicos requer uma formatação diferente nos títulos e subtítulos para não haver confusão.


Gráficos feitos por pt.vecteezy.com

Revise seu texto

Não se apresse em postar sem revisar para saber logo como será a interação com seus leitores. Assim como a formatação, a revisão é uma ação que pode garantir que seu leitor não fuja do seu buzz. Como dito no artigo de Belen Robles - Cómo conseguir ser más relevante en beBee, muitos leitores vão adorar ler seus artigos, mas tornem a leitura fácil. Analise se não há erros de português e concordância.

Na revisão, leia o texto em voz alta se isto lhe deixar mais confortável. Ler como se estivesse lendo para outra pessoa fará com que você perceba se a sua comunicação está sendo efetiva. Mas o que é uma comunicação efetiva? É quando você como emissor (aquele que emite a mensagem) consegue passar sua informação com clareza para o receptor (aquele que recebe a mensagem) de forma bem sucedida. Um outro artigo que vale a pena conferir é o texto do Paulo de Tarso - Você sabe se comunicar?

Caso não tenha tempo de revisar, não há problema algum em deixar seu post para uma outra hora. Aliás, o beBee ajuda você nisso, através do salvamento automático de rascunho na plataforma do Producer. Porém, é sempre bom manter um backup em seu próprio computador. Não confie 100% em sua internet, as vezes você pode estar concentrado na escrita e não ter percebido a queda em sua internet, e pode acabar perdendo seu conteúdo e gerando frustração.

Tenha foco

Jamais escreva quando se sentir obrigado, se o seu tempo for curto ou se você estiver cansado. O combustível para um bom artigo é a inspiração e o foco. Se você estiver desgastado não estará sendo produtivo. Isso afetará a qualidade do seu texto e a forma de como você quer expressar suas ideias. 

Imagens

Uma imagem bem apropriada e chamativa no seu texto seria de grande valia, não é mesmo? Eu deixo aqui para você dois sites como sugestão para download de imagens e vetores (que eu utilizo com bastante frequência), o primeiro deles é o Freepik.com. O Freepik tem um enorme acervo de imagens exclusivas e gratuitas. Você pode fazer o download e editar as imagens caso necessitar. Para adquirir a licença da imagem basta incorporar o link de origem atribuindo o crédito ao autor original.

Outro ótimo site é o pt.Vecteezy.com, semelhante ao anterior, possui imagens gratuitas e um ótimo acerto de vetores Premium. As imagens exclusivas já vem com a licença do autor, e ainda é possível realizar edições na imagem antes de fazer o download. Perfeito para dar um toque mais personalizado ao seu texto.


Sem medo de arriscar

E por fim: fale o que você tem vontade de falar! Se expresse! Apareça! Muitas vezes temos pensamentos geniais que lhe proporcionaria um ótimo artigo mas não colocamos no papel por medo de represália ou outro motivo desencorajador. Você não tem que falar somente o que os outros já falam. Não há roteiro a seguir, você não tem nenhum papel pré-definido do que você deve aparentar ser aqui no beBee. O ponto forte desta rede social é união de usuários através de suas afinidades e hobbies. Você só tem que ser você mesmo.

Bônus!

Confira o vídeo do Impulsione Consultoria apresentado pelo blogueiro Ricardo Bernardi, onde ele dá dicas que até hoje são consistentes e válidas para quem quer escrever bons artigos. O vídeo é voltado para produtores de conteúdos em blogs, mas podem ser bem assimilados para quem deseja escrever utilizando o Producer como plataforma sede dos artigos.


Lembrando que não há uma receita de bolo para fazer um bom artigo. Você pode utilizar de técnicas diferentes que poderão dar muito certo. O foco deste Buzz é reduzir erros comuns à produção de texto. Se quer inovar no seu "mel", NÃO HESITE! A inovação tem sido a ferramenta principal para a evolução do empreendedorismo que presenciamos hoje no Brasil e no mundo.  

Se você gostou destas dicas, e as colocou em prática, me marque em seu artigo para que eu possa apreciar seu texto. ;)


Luizia🐝 Patrício 22/10/2016 · #28

@Alexandra Vieira, este mel ira auxiliar muito você! Boa sorte se desenvolva você esta no lugar certo! Quero provar do seu mel.

+1 +1
Luizia🐝 Patrício 12/10/2016 · #26

#25 vamos compartolhar o mel eu que agradeço @Augusto Santos

+1 +1
Augusto Santos 11/10/2016 · #25

#24 Disponha Luciano! Espero que este buzz lhe auxilie e que seja relevante para você. Obrigado por indicar aos seus amigos @Luizia Patrício!

-1 -1
Luciano Carmo 11/10/2016 · #24

Sencacional dicas para quem está começando parabéns mais uma vez Augusto Santos, Belen Robles, Paulo de Tarso e a abelhinha que me citou @Luizia Patrício obrigado.

+1 +1
Luizia🐝 Patrício 24/8/2016 · #22

Excelente assunto Allan Lourenço Di Fraria,Quero muitto provar deste mel. Obrigada @Augusto Santos ,seu incentivo foi primordial para esta iniciativa. E também o meu Caro amigo @Alex Justino Da Silva , e a todos que fazem parte do bebee, porque quando um mel é produzido e apreciado, a vontade e de manter as abenhas cheias de mel rsrs.

+1 +1