Augusto Santos en Empreendedores e Empresários, Profissionais Administrativos, Administrativos Assistente Administrativo Marketing • Surfnet 16/5/2016 · 1 min de lectura · 3,6K

Você já reclamou hoje?

Você já reclamou hoje?


Você já reclamou hoje?

Isso mesmo, perguntei se você já reclamou hoje de alguma coisa que o chateou. Pode ser de um esbarrão que você levou sem querer na rua, ou um papel seu que moveram de lugar sem a sua permissão.

Olhe para trás no seu dia e verifique desde o minimo ato irritante até o que você poderia denominar de "pior momento do dia", e pergunte a si mesmo se você reclamou sobre aquilo para alguém que estava ao seu lado ou para si.

É estranho te perguntarem se você já reclamou, não é? Geralmente você se pega lendo nas redes sociais aquelas re-postagens: "Você já agradeceu a Deus hoje?" ou  "você já sorriu hoje?" Estas frases nos fazem repensar momentos bons do nosso dia, ou nos lembra: "é mesmo, eu não fiz isso hoje ainda tenho que fazer!"

Não que sejam frases ruins, são ótimas frases que tornam nosso dia melhor se praticadas corretamente. Mas quero te instigar a se perguntar de forma diferente, e responda a primeira pergunta deste texto.

O por que disso? Simples. Nós temos a mania de nos cegar para nossos próprios defeitos, e eu quero que você abra seus olhos para as coisas que você faz sem querer, detecte-as e pense como seria se você simplesmente tivesse ignorado aquilo.

Sei que você não se acha perfeito, e sei que você já tem uma resposta para aquela velha questão de entrevista de emprego: "cite 3 defeitos e qualidades suas" (Se você não tem uma resposta ainda, este é um bom momento de formulá-la). Mas quero que busque detectar aquilo que você pode mudar, mas que ninguém te falou que você precisa mudar.

Me refiro as pequenas coisas do cotidiano. Reclamar por exemplo. Nossa! Como é ruim quando alguém reclama por uma besteirinha de nada, não é mesmo? Mas já se perguntou se VOCÊ não é aquele que está reclamando futilmente?

Faça a pergunta para si, e seja sincero, tente tomar o lugar da pessoa que estava ao seu lado no momento. Se você reclamou, foi realmente por algo necessário? Poderia ter feito de outra maneira? Se respondeu sim para esta ultima, tente desta outra maneira na próxima oportunidade que tiver.

O ambiente em nossa volta fica mais agradável se reclamarmos menos e ouvirmos menos reclamações. Tente tornar os seus dias melhores apenas por este simples ato de se perguntar o que você poderia NÃO ter feito . Substitua "reclamou" por "ficou bravo/se calou/ ofendeu, etc." e faça uma análise da imagem que você está passando para aqueles à sua volta.

Busque ser aquilo que você almeja. Transmita a imagem que deseja passar e apague do cotidiano as atitudes que parecem não atrapalhar, mas que sem elas talvez a sua rotina de trabalho ou seus relacionamentos se tornem mais agradáveis e produtivos.

Faremos um teste então? Tente se perguntar hoje se fez algo que não soa muito agradável para você. Em seguida tente não repetir a ação nos próximos dias, e veja se isso trouxe algum resultado para você, seja ele positivo ou negativo, e comente aqui sua experiência.

Quem sabe esta nova atitude possa trazer um "UP" em nossos dias, de uma maneira que não esperávamos?

Link da postagem original aqui.


Arnaldo Costa 21/6/2016 · #7

Coloco isso em prática desde quando li o livro Inteligência Positiva. Chamine diz que o seu Crítico (um dos seus maiores sabotadores), além de desencadear outros sabotadores, inibe o florescimento do seu Sábio (aquele que vê oportunidades nas adversidades, etc.). Muito bem embasado o seu texto! =)

+1 +1
Thiago Smicelato 17/5/2016 · #6

Vou colocar em pratica!

+2 +2
Breno Barreto 17/5/2016 · #5

Excelente texto, @Augusto Santos.Obrigado por compartilhar suas ideias conosco!

+1 +1
Augusto Santos 17/5/2016 · #4

#3 #2 #1 A participação de vocês incentiva a Produção de Mel aqui no beBee. Obrigado a todos pelos comentários, compartilhamentos e votos de relevância!

+3 +3
Paula Braga 17/5/2016 · #3

Temos que nos policiar para reclamar menos! Muitas vezes nem percebemos que estamos reclamando... vou me desafiar a prestar mais atenção nisso :)

+2 +2
Betina Carvalho 17/5/2016 · #2

Apoiado, Augusto! Reclamar é um hábito e, como todo hábito, pode ser mudado! Se trocamos o "chip" e passamos a ser mais positivos as consequências se refletem em todas as áreas de nossa vida.

+4 +4
Kézia Lopes 16/5/2016 · #1

''busque ser aquilo que você almeja''

+2 +2