Bethania Albuquerque en Draft, Empreendedores e Empresários, Comerciantes e Vendedores Positive Coach - Empreendedora • Viver e Melhor 3/11/2016 · 4 min de lectura · 1,4K

Como construir Sonhos, Objetivos e Metas e o que a exposição de LEGO de Nathan Sawaya pode nos ensinar sobre isso.

Como construir Sonhos, Objetivos e Metas e o que a exposição de LEGO de Nathan Sawaya pode nos ensinar sobre isso.

Como você lida com seus sonhos, objetivos e metas?


Esse final de semana estive visitando a exposição do americano Nathan Sawaya: Art Of The Brick (algo como “Arte das Peças”) que envolve magníficas obras feitas com peças de LEGO, algumas delas com até 80 mil peças.Fiquei, além de maravilhada com a arte, encantada com a capacidade humana de sonhar e concretizar. Refleti muito sobre as emoções que Nathan causa com sua sensibilidade ao expor as condições humanas e decidi compartilhar com você alguns insights e te ajudar a refletir sobre como você pode construir os seus sonhos, os seus objetivos e as suas metas.

Nathan Sawaya é um americano doido por LEGO que, há 12 anos, largou o emprego de advogado para se tornar artista em tempo integral. Suas esculturas já visitaram grande parte dos Estados Unidos, a Austrália, a Ásia, a Europa e esteve no Brasil entre Agosto/2016 e Outubro/2016. Sua arte encanta pelos detalhes, criatividade e sensibilidade. Ao transitar pelo espaço, a cada obra apreciada, crescia em mim um enorme desejo de sonhar e concretizar. A sensibilidade, dedicação e profissionalismo do artista me inspirou e me fez sentir enorme vontade de fazer acontecer. Refleti ali sobre a vida, sobre nós – seres humanos – nesse mundo e todo o emaranhado de “nada” que nos consome e nem sabemos o porquê, e sobre nossos mais profundos sonhos.

Todos nós chegamos a esse mundão com potencial infinito e condições pré-existentes que possibilitam a nossa evolução, estamos aqui para isso, para evoluir. Porém, ao longo da nossa jornada, devido as nossas experiências e vivências, esquecemos quem somos e para o que viemos, somos influenciados pelo entorno e tendemos seguir o todo, afinal, é mais fácil seguir, é menos perigoso seguir e seguir nos mantém na nossa zona de conforto, ou seja, nossas experiências e vivências moldam nossa forma de VIVER e VER a VIDA.

Nathan era um advogado que vivia sufocado pela vida que levava, um artista preso pela papelada e burocracia do mundo corporativo. Quando voltava para casa, desafogava o estresse da vida de advogado nas pecinhas de Lego. Nathan, como muitos de nós, foi seduzido pelo caminho mais “correto” e por um tempo esqueceu quem era, esqueceu seus sonhos e esqueceu o que movia seu SER.

Você lembra quem é você em sua melhor versão? Lembra seus sonhos mais profundos? Sabe o que te move?

Nathan retrata a retomada do seu EU em uma escultura chamada Self: “É uma figura que está se rasgando e uma outra figura, vermelha viva, emerge de seu peito. Este homem usa um terno. Eu acho que isso se relaciona com quando eu era advogado, imerso em papelada das 9h às 17h, e queria fazer outra coisa, ser criativo. É o artista querendo sair”

O despertar do verdadeiro EU. O despertar de um grande sonho!

Todos nós temos sonhos incubados, aqueles sonhos de quando éramos crianças e tínhamos convicção da realização. Todos nós, um dia sonhamos muito, no entanto, esquecemos nossos sonhos mais profundos, porque acreditamos não ser possível realizar.“Se todos estão andando naquele sentido, meu sonho não faz sentido, preciso seguir no sentido do sucesso, e se todos seguem naquele sentido, aquele deve ser o sentido do sucesso!”

Sucesso é um conceito relativo, o que importa de verdade é se faz sentido para você.

Qual seu maior sonho? Pense sobre ele.Relembre se você já não sonha mais.

Pensou? Você acredita ser possível concretizá-lo?  

Crer ser possível realizar o seu sonho é fundamental para seguir, mesmo que pareça impossível a primeiro momento, você precisa acreditar e se comprometer em realizá-lo.

Quando você deseja e crê verdadeiramente, você quebra, aos poucos, as amarras que o nosso entorno cria. Você ressurge de dentro de si com a força e a fé que habitam o seu ser e faz acontecer.  

Quando você passa desse nível, quando você se torna consciente do seu desejo mais profundo e resgata seu  potencial, seu verdadeiro eu e seus sonhos com base em você, você está preparada para os próximos passos, você está preparada para construir a base para realizar seus sonhos.

De dentro para fora sabe?

Se você já sabe O QUE deseja fazer, agora você precisa pensar sobre QUANDO, ONDE, COMO, e principalmente, POR QUÊ.

Se você ainda não tem as definições acima, você está sonhando mesmo. Contudo, sonhar é o começo para realizar. Sonhar é a base da realização. Sonhar é preciso e faz um bem danado. O mundo precisa de mais sonhadores, pois eles distribuem oxigênio pelo mundo, ajudando e inspirando outras pessoas a sonharem. Tudo aquilo que se materializou no nosso universo, um dia foi sonhado. Sonhos são necessários para nossa evolução.

Mas será que só sonhar é o suficiente?

Nathan Sawaya, por exemplo, sonhou muito com esse estilo de vida e com essa exposição, mas você você acredita que ele ficou apenas no sonho? Claro que não! Ele transformou sonhos em objetivos. Qual a diferença entre eles? Sonhos estão na esfera do desejo, de sonhar, imaginar e desejar,  objetivos, como a própria palavra já diz, estão na esfera da objetividade: Quando vou realizar? Como vou realizar? Onde vou realizar? E por que vou realizar esse sonho?

Boa parte de nós sequer possuem sonhos,  boa parte de nós sonha, mas não transforma seus sonhos em objetivos e boa parte de nós não transforma os objetivos em meta. Mas o que seriam as metas?

Se você já sabe o que deseja,  já conhece o porquê desse desejo (propósito), já sabe quando deseja alcançar e onde deseja que isso aconteça, agora você pode partir para as etapas do COMO. As etapas do como são as metas: Se você tem como sonho escrever um livro, por exemplo, você precisa decidir quando você deseja que isso se concretize efetivamente (colocar data aumenta nosso foco e produtividade) porque você deseja isso (esses são os seus motivadores, são eles que farão com que você não desista, eles precisam ser claros para você) e onde isso vai acontecer (Você deseja alcance mundial? Ou algo menor?). Com isso bem definido você já tem um objetivo e não mais um sonho e já pode partir para a meta: Como fazer isso acontecer.

Pesquisas mostram que menos de 3% da população tem metas específicas, pessoais ou profissionais e aproximadamente 1% da população coloca sua meta no papel. Sem planejamento haverá falhas, e as pessoas simplesmente não planejam,

Para escrever um livro você precisa dedicar tempo para pesquisas, leituras e conversas, precisa de tempo para se aperfeiçoar dentro do que deseja (cursos), precisa de referências, inspiração, conhecer o processo burocrático, contactar editoras, programar investimento e precisa entrar em ação – escrever o seu livro.

A construção do processo COMO é a sua meta, e escrevê-las no papel te ajuda a seguir.

Você pode elencar do mais relevante ao menos relevante, decidir por onde começar e entrar em ação. Meta é a forma como você fraciona o COMO e está totalmente ligada a AÇÃO.

Para realizar coisas precisamos resgatar os nossos sonhos, sonhar e acreditar, criar objetivos e traçar metas. É assim que construímos nossos sonhos, é assim que realizamos coisas, é assim que evoluímos e foi isso que Nathan Sawaya deixou de reflexão para mim com sua belíssima exposição ” A arte das peças”. Quando desejamos algo precisamos construir cada peça e nos dedicar a cada etapa do processo, isso é uma Arte!

E você? Já está construindo os seus sonhos? Se você ainda não pensou sobre isso, tá tudo bem, você só precisa começar, ainda há tempo.

Use o infográfico abaixo para te guiar, cole em um lugar visível, carregue contigo, deixe na sua agenda e crie a construção dos seus sonhos, objetivos e metas com base em você, na sua essência, no seu verdadeiro EU.

E se você tem tido dificuldades em construir seus sonhos, objetivos e metas, o Coaching Viver e Melhor pode te ajudar, é isso que fazemos, ajudamos mulheres a realizarem coisas. Clique aqui e saiba mais.  


Como construir Sonhos, Objetivos e Metas e o que a exposição de LEGO de Nathan Sawaya pode nos ensinar sobre isso.


Guilherme França 15/11/2016 · #13

#2 Muito bom! Tenho uma amiga coach que está implementando o lego em seus processos. Ideia genial!

0
Mauro Barbosa 6/11/2016 · #12

#10 @Tifany Rodio Olá Tifany. Eu já fiz minha parte, publiquei livros, escrevo para o beeBee com relevância. Só falta ser embaixador, meu atual objetivo. 👍

+2 +2
Bethania Albuquerque 4/11/2016 · #11

@Tifany Rodio Sonhar, desejar, planejar para concretizar ;) é o que nos move! Obrigada pelo feedback e pelas boas-vindas.

+4 +4
Tifany Rodio 4/11/2016 · #10

Artigo inspirador, @Bethania Albuquerque, obrigada. Hoje mesmo li uma conhecida frase que pega bem com as ideias do seu texto: "A goal without a plan is just a wish". Mas, claro, sonhar é o primeiro passo para realizar :) Seja sempre bem-vinda por aqui.

+3 +3

muito bom mesmo.. adorei .. grato pela lembrança e me mostrar o artigo.. grande abraço #2

+3 +3
MARCELO PARADINHA 3/11/2016 · #5

Tem tudo a ver com meu momento atual! Vamos realizar!

+3 +3