Bruno Pinto in Comunicação e Jornalismo, Marketing e Comunicação, Mídia e Criação Assistente de Serviços de Comunicação • Câmara Municipal de Jaboticabal Jul 29, 2016 · 3 min read · 1.6K

Eu indico porque me indicaram: Paraty - RJ

 Eu indico porque me indicaram: Paraty - RJ


Normalmente fazemos muitas coisas porque nossos amigos fazem, vamos à academia, à igreja, ao Shopping, compramos roupas, livros, cds parecidos com os deles. Acreditamos no que eles nos dizem quando vemos a felicidade e verdade estampadas em seu rosto por causa daquilo do qual está nos falando. Às vezes ficamos com medo de levar os amigos em algum lugar, ou fazer algo do qual eles não venham a gostar, e muitas vezes perdemos a oportunidade por causa do medo, ultimamente tenho repensado minhas atitudes e pensado sinceramente se quero perder as oportunidades da vida por causa do medo, e realmente não quero, e muito menos deixar que meus amigos percam algo bom.

Por isso estou aqui para fazer minha indicação, e esse título foi inspirado no meu amigo mais aventureiro e que graças a ele conheci e recebi indicação de lugares maravilhosos e por coincidência, hoje estou morando em Jaboticabal, a cidade onde ele morou.

Lugar Memorável

A cidade da qual estou falando é Paraty, situada na costa sul do estado do Rio de Janeiro, localizada a uma distância em torno de 236 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro. Ela é Patrimônio Histórico do Brasil, e ela faz jus a esse título, sendo atualmente palco de atração mundial, aonde gringos de todos os cantos do mundo vão para descobrir e se deliciar com sua beleza, e quando digo Paraty, pode soar um pouco simples aos ouvidos, mas se algum dia se atrever a ir até lá para conferir, poderá confirmar com seus próprios olhos, um dos centros históricos mais conservados de todo o país e um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Prepare seu inglês, espanhol, ou algum outro idioma que você saiba, porque lá poderá treiná-los.

Não vou abordar aqui tudo que poderá aproveitar em Paraty, porque senão ficaria chato e interminável, não conseguiria falar de tudo! Então falarei um pouco sobre minhas três idas à Paraty, nas quais posso afirmar com propriedade como realmente é. 

 

 Eu indico porque me indicaram: Paraty - RJ


Recepção e praias divinas

Viajei de Ribeirão Preto a São Paulo, depois de São Paulo à Paraty. Todo o trajeto foi de ônibus. Cheguei à noite na rodoviária de Paraty e por não conhecer a cidade resolvi ir de táxi até o Hostel em que estava hospedado, pois não sabia que oferecia serviço de translado. A viagem foi um pouco cansativa, mas mesmo assim, a primeira coisa a fazer depois de conhecer o lugar onde iria dormir foi ir até a praia do Pontal. Só precisei atravessar a rua para chegar até lá, inclusive ganhei uma caipirinha de cortesia pela hospedagem, e fiquei ali na praia entrando em conexão com meu eu espiritual para começar a curtir meu passeio. São muitas opções de Hostels, hotéis, flats, casas, acampamento, tudo isso até mesmo em frente à praia.

Todas as vezes que fui, tive que andar pelas ruas de ladrilhos do Centro Histórico, além de encontrar lindas lembrancinhas, admirar as obras arquitetônicas de antigamente, é de encher os olhos! A gente consegue viajar no tempo através das construções e voltar à época em que Paraty era o porto de exportação de ouro mais importante do Brasil. Porto esse que fica lotado de incríveis escunas e barcos, esperando a embarcação das pessoas para conhecer as muitas ilhas situadas na costa de Paraty. Vale muito a pena fazer um passeio desse pelo menos uma vez, pois fazem show ao vivo e servem comida, você curte o mar, as paisagens, faz paradas em algumas ilhas, praticamente paradisíacas e de águas cristalinas. Algumas das praias que passam são Praia da Lula e Praia Jurumim, que só podem ser acessadas por barcos ou escunas.

 Eu indico porque me indicaram: Paraty - RJ

Forte e Praia do Jabaquara

A baía de Paraty é imensa, é praia que não acaba mais. Tem as praias que só consegue chegar de barcos e escunas, outras que precisa ir de carro e depois continuar a pé pelas trilhas e outras que dá para ir de carro, que é o caso das praias da Vila de Trindade, que apesar de fazer parte da costa de Paraty, não irei falar das praias de lá nessa matéria. E tem as praias que você consegue ir a pé do centro histórico de Paraty. A Praia do Pontal fica a 500 metros do centro, de manhã é bem tranquila e sempre tem muitos barcos à disposição para passeio, e à noite tem música boa nos barzinhos à beira da praia. 

Entre a Praia do Pontal e a próxima praia tem um ótimo lugar para se conhecer: o Forte Defensor Perpétuo, localizado no pico de um morro. Para chegar é preciso fazer uma pequena e agradável trilha, onde durante o percurso pode-se ver a cidade de Paraty entre as árvores. Esse forte foi construído no período colonial em 1703 contra possíveis invasores, hoje é única fortificação que restou das que defendiam a cidade. A antiga casa do comandante, atualmente, se tornou um museu e canhões ainda se encontram em suas posições.

 Eu indico porque me indicaram: Paraty - RJ

E a Praia do Jabaquara fica no bairro Jabaquara a dois quilômetros do centro de Paraty, podendo ir de carro, ou pela mesma trilha que vai para o Forte. A avenida principal fica ao lado da praia e tem uma concentração muito grande de hotéis, pousadas e quiosques à beira-mar. Praia ideal para quem procura calma e tem filhos, pois não tem muitas ondas, e também para quem pratica esportes náuticos como vela, windsurf, caiaque, canoagem e SUP. A praia é muito conhecida pela lama medicinal, e no carnaval o Bloco da Lama faz sua concentração e preparações no fim da praia, aonde a concentração dessa lama é maior, por ser uma área preservada de mangue.

Venha ver com seus próprios olhos!

No que se refere à natureza, Paraty é um lugar agraciado cheio de ecologia. Pois se encontra em meio a grandes Áreas, Reservas e Parques de conservação. Faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Reserva Ecológica de Joatinga, a Área de Lazer Paraty-Mirim, a Área de Preservação Ambiental da Baía de Paraty, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçú e faz fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Portanto, além de ser um Paraíso, é um ótimo lugar para exercer e aprender o respeito pela natureza. Já que está cada vez mais sob ameaça, que tal fazer dessa viagem um treinamento? Assim, quando voltar para sua cidade, pratique o aprendizado, jogando o lixo no destino correto e não destruindo o que a natureza faz de tão belo.

Pratique essa ideia! Respeite a natureza!


Fonte de conteúdo:

http://paraty.tur.br

http://www.paraty.com.br

http://www.paraty.com



Bruno Pinto Oct 7, 2016 · #9

Valeu @Luizia Patrício, que bom que gostou!

0
Luizia🐝 Patrício Oct 7, 2016 · #8

Ohh delícia de cidade! Ainda terei a oportunidade de conhecer. Parabéns pelo buzz!

+1 +1
Henrí Galvão Aug 1, 2016 · #7

#6 haha é muita praia mesmo! ainda pretendo voltar lá

+1 +1
Bruno Pinto Aug 1, 2016 · #6

Na primeira vez que estive em Paraty - RJ, fiquei no Geko Hostel, fica em frente a Praia do Pontal, e na segunda e terceira vez fiquei no Hostel Trindade que fica Na Vila de Trindade que pertence a Paraty - RJ, nesse artigo comento mais sobre Paraty mesmo, o centro e tals, farei um outro artigo falando sobre as maravilhas de Trindade, que fica relativamente perto da Praia do Sono, é muita Praia hehe

+1 +1
Henrí Galvão Jul 29, 2016 · #5

Paraty é fantástico! Estive lá há dois anos pro Paraty Latino (que infelizmente não vem mais ocorrendo desde então),. Não explorei tanto quanto vc, mas gostei mt da praia da Sono (sem falar que a trilha que leva até ela é uma das mais belas q já fiz). Por curiosidade, em qual hostel vc ficou?

+2 +2
Bruno Pinto Jul 29, 2016 · #4

#2 Muito bem preservado, história preservada, sem falar na natureza, tão ali pertinho.

+2 +2
Bruno Pinto Jul 29, 2016 · #3

#1 Verdade lugar inesquecível!

0
Jaqueline Ribeiro Jul 29, 2016 · #2

Lugar fantástico e com um patrimônio arquitetônico muito bem preservado.

+3 +3