Bruno Pinto en Estudantes, Comunicação e Jornalismo, Universitários Assistente de Serviços de Comunicação • Câmara Municipal de Jaboticabal 30/9/2016 · 3 min de lectura · 1,1K

Voto com consciência: A sua, a minha, a nossa.

Voto com consciência: A sua, a minha, a nossa.

Para você que tem entre 18 e 70 anos de idade, o voto é obrigatório, com exceção dos casos previstos pela Lei, e nesse domingo dia 02 de outubro a partir das 8h terá de fazer uma escolha que refletirá de forma coletiva, direta ou indiretamente, na forma como o município onde vive será conduzido.

Militante ou não; esteja de acordo com as eleições serem obrigatórias ou não; enojado com a política ou não; as opções são votar ou incorrer em penalidades. Vivemos um cenário de insatisfação geral que infelizmente levam muitos a tratar com descaso esse assunto. Mas queiramos ou não, ficamos sujeitos às decisões deles depois que os colocamos no poder, haja vista que a grande maioria da população não participa de fato das mesmas. E a luta em prol de mudanças, será muito mais difícil depois que eles já estiverem empossados de seus cargos. Portanto, antes que se arrependa por não ter exercido seu direito de escolha, faça uma análise sincera do que você considera o melhor para a população e vote conscientemente, para que depois mesmo que seu candidato não vença, tenhamos a capacidade de tomar a frente e cobrar qualquer um que seja eleito, e por fim nos envolver mais pois a política afeta a todos de alguma forma.


Voto com consciência: A sua, a minha, a nossa.


Voto em branco

O desconhecimento das Leis em vigor faz com que muitos disseminem inverdades que atrapalham a população na hora do voto. Por exemplo, você que pensa que ao votar em branco estará ajudando aquele candidato que está liderando o ranking das eleições, está enganado. O voto em branco atualmente, não são considerados votos válidos, ou seja, não são contabilizados na apuração da eleição. Depois de estar consciente disso e ainda assim essa for sua vontade poderá fazê-lo apenas digitando a tecla BRANCO na urna eletrônica.

Voto Nulo

Para todos os efeitos o voto nulo se iguala ao voto em branco nesse sentido, o mesmo não é considerado voto válido e também não será contabilizado. Só servirá para fins estatísticos mesmo, e como demonstração de insatisfação pelos candidatos que estão concorrendo. E se essa for a sua intenção ao votar nulo poderá o fazê-lo digita