Bruno Willie en TecJam, Informática Oficial, beBee em Português Web Designer • TECJAM 7/11/2016 · 2 min de lectura · 2,1K

TELEGRAM


TELEGRAM

Se você é antenado em tecnologia, com certeza já ouviu falar sobre o Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas similar ao Whatsapp. Este aplicativo é mais seguro e confiável que o aplicativo do Facebook, pois os recursos que vemos aos poucos no Whatsapp, já existia bem antes no Telegram, inclusive recursos de segurança. Ano passado o criador do Telegram lançou um desafio onde pagaria aproximadamente 500 mil dólares para quem conseguisse hackear o aplicativo russo. Entretanto, tenho uma pergunta, você sabe utilizar os recursos do Telegram?


Um dos recursos bem úteis que pode ser utilizado com o aplicativo russo é o envio de arquivos. O mesmo não está limitado a somente arquivos de áudio, pdf(oferecido a poucos meses), imagem (até onde me lembro, somente jpg e png, me corrijam se estiver enganado, mas até o dia que usei, o wpp não possui recursos para imagem gif) e vídeos, além destes, pode ser enviado imagens gif, arquivos do Office em geral.


O Telegram pode ser baixado através do central de aplicativos dos sistemas operacionais móveis ou pode ser utilizado também via web e com aplicativos para desktop. Para usar a versão web, basta acessar o endereço  http://web.telegram.org/ inserir um número e começar a bater papo com seus contatos e adicionar outros. Um fato interessante para se usar a versão web do Telegram é que não precisa estar com o celular conectado a uma rede sem fio ou 3g para poder usá-la, inclusive, você não precisa usar o Telegram pelo celular se não quiser, podendo usar somente a versão web ou o aplicativo para desktop.


Para baixar o aplicativo para desktop, você pode acessar o endereço https://telegram.org/ e baixar a versão para seu desktop, sendo possível a instalação em Linux, Mac e Windows. Diferente da versão web, a versão para desktop vem com os mesmos recursos que estão disponíveis para smarthphones. Recomendo a não baixarem o telegram de algum outro site que tenha um nome parecido para não causar danos a sua máquina, por isso, use o aplicativo do site oficial que é esse que deixo aqui.


Bom, a instalação é bem simples, o aplicativo para Windows é só baixar e executar, avançar até finalizar, como qualquer outro aplicativo para o sistema da Microsoft. Gostaria de mostrar como instalar em um Mac, mas como nunca usei o Mac, peço perdão para aqueles que possuem e para Linux, basta fazer o processo de acordo com o seu sistema operacional linux. Instalação Manual. Instalação em versões do Ubuntu e Fedora.


Outra coisa interessante no Telegram são os stickers. Você pode fazer seus próprios stickers e usá-los ou pode adicionar um sticker legal que seu contato te enviou. Para adicionar um novo Sticker, basta selecionar o sticker apertando com o dedo em cima e adiciná-los (para smarthphones) e em desktops basta clicar em cima com o botão esquerdo do mouse e na caixa de diálogo que abrir, é só adicionar sticker.


Outro recurso interessante do Telegram é que ele permite corrigir uma palavra escrita de forma errada. Acredito que todos já passaram pelos pesares do corretor ortográfico, então se acontecer, você pode clicar com o botão direito em cima da frase e corrigir a palavra. Além de correção, também pode responder a alguém em determinado grupo que fez uma pergunta ou comentário lá atrás.


Recursos interessantes estão nas configurações, pois os mesmos permitem silenciar notificações como um todo ou em separado. Outra coisa legal é que se você cria um grupo sobre algo, não precisa necessariamente ver o número da pessoa que entra, ou seja, gera maior segurança para o usuário, pois assim que se cadastra no Telegram, você cria um nome de usuário para identificação. O(s) administradores do grupo podem deixar acesso para todos pegarem o link para acessar o grupo ou somente eles passarem adiante, para determinado usuário entrar pelo link de convite. PS: Eu mencionei que também pode ser criado uma conta no Telegram com um número fixo?


Interessante também é a busca por vídeos no youtube e gifs. Para buscar gifs, digite @ seguido de algo que queira buscar e se te mandarem algum que você não tenha, ainda pode salvar para mandar a outros contatos ou grupos. No caso de vídeos do youtube, basta digitar @Youtube seguido da palavra chave de um vídeo. 


Este aplicativo com certeza pode ser utilizado por uma empresa para agilizar no processo de documentos.


Bom, acredito que seja tudo, então, nos vemos na próxima.


--------------------

Bruno Willie - Me segue 

Bebee

Google

Instagram

Pinterest

Twitter