Carlos Ribeiro

há 5 anos · 7 min. de leitura · ~10 ·

Blogging
>
Blog por Carlos
>
20 Itens Para Conferir Antes de Publicar Seu Site

20 Itens Para Conferir Antes de Publicar Seu Site

Coisas Para Fazer Antes de

PUBLICAR

Seu Site

Criar um site e lançar um site são coisas diferentes, apesar de ser fácil presumir o contrário. Mesmo depois de ter encontrado o melhor construtor de sites, criado o design que te faz feliz e redigido seu texto, ainda há um monte de detalhes que caso sejam negligenciados, podem levar a potenciais erros, os quais você pode facilmente evitar se tiver a informação correta.

Temos uma solução muito útil para evitar aquele momento constrangedor onde você enviou a URL do seu site para clientes e família, e logo em seguida se deu conta de que há muitas coisas que faltam. Desde atualizar seu design até melhorar a experiência de usuário e montar sua estratégia de SEO, apresentamos aqui a “checklist” definitiva para o lançamento de um site.

DESIGN

01. Não enlouqueça com as cores

Se a paleta de cores do seu site não foi profetizada através das cores que constam no seu logo, certifique-se de testar todas as suas ideias antes de lançar seu site. As cores têm o poder de evocar certas emoções por isso é imprescindível escolher as cores certas desde o início. Precisa de ajuda com a sua paleta de cores? A gente já cuidou de tudo por você.

02. Escolha as fontes certas

A escolha das fontes certas é muito importante, pois o texto do seu site, que você levou um tempo precioso para escrever, precisa ser bem legível para os visitantes. É você quem decide e não importa se a sua escolha é mais para o moderno usando fontes Sem Serifa ou mais para o clássico usando fontes Com Serifa, desde que o seu conteúdo possa ser facilmente transmitido para seus visitantes. As fontes podem dizer muito mais do que apenas as palavras escritas, e devem estar de acordo com o tom e estilo da sua marca. A família, o estilo, o peso e outras características podem ser fatores importantes nas fontes que você escolher, por isso certifique-se de verificar nosso guia sobre o assunto quando for o momento de escolher as suas.

03. Verifique os elementos de branding

Certifique-se que todos os seus elementos de branding estão incorporados ao seu site. Os cabeçalhos são um dos dois principais locais nos quais deve prestar atenção e onde deve incluir o logo da sua empresa e os perfis das suas redes sociais.

O rodapé é o segundo lugar importante que deve prestar atenção, um local muito comum para incorporar informações mais detalhados sobre sua empresa: telefone, endereço ou até um formulário de contato. Você pode criar o design do rodapé de forma simples ou mais elaborada, como você quiser, apenas se certifique de incluir todas as informações essenciais que os visitantes do seu site possam necessitar (navegação, informações adicionais e detalhes de contato).

04. Altere seu favicon

O favicon é um pequeno ícone que aparece na aba do seu navegador. Pense no “G” colorido quando você está navegando no Google. Você pode facilmente fazer upload do seu próprio favicon para que seu logotipo apareça na aba do navegador quando os visitantes entrarem no seu site. Este pequeno elemento pode parecer, digamos pequeno, mas ao adicioná-lo você está realçando a identidade da sua marca.

05. Crie um link para suas redes sociais

Você precisa se conectar com seus clientes de todas as formas possíveis, por isso adicione as suas contas nas redes sociais ao seu site para que os consumidores possam te seguir e ficar atualizados com todas as suas novidades, atualizações ou lançamentos.

06. Atualize sua data de copyright

Não fique preso ao passado. Nada nesse mundo transmite maior falta de profissionalismo do que uma data antiga, por isso certifique-se de que a data de copyright, ao final da sua página, está correta.

CONTEÚDO

07. Revise todo o seu texto

Leve um tempo a mais e cheque seu conteúdo duas ou três vezes. Comece por revisar todo o texto que você adicionou ao seu site. Se você teve tempo para escrevê-lo também vai ter tempo para editá-lo, assim certifique-se de não pular esta etapa. Verifique se cobriu todo o texto informativo e também o conteúdo do seu blog, os nomes das páginas, etc. Este passo possivelmente é um dos mais simples e básicos para garantir que seu site está pronto para ser lançado.

A revisão também deve focar na sacralidade da língua portuguesa, uma vez que os clientes não vão considerar uma empresa como sendo profissional caso encontrem erros de digitação ou de ortografia no texto. Há duas coisas que você deve fazer: usar aplicativos e extensões para te ajudar a encontrar os erros, e sempre pedir a alguém de confiança para ler e reler seu texto. Também se certifique de que o conteúdo genérico como lorem ipsum foi retirado e substituído por texto personalizado.

08. Teste seus formulários

Você certamente vai querer se certificar de que todos os formulários que estão incorporados ao seu site funcionam adequadamente, seja um formulário de contato ou um para se cadastrar ou até um personalizado. Teste cada formulário que você adicionou ao seu site para saber se todos estão funcionando exatamente como você deseja. Seria uma pena se você não pudesse responder aos seus clientes porque esqueceu de adicionar ao formulário de contato o campo “seu e-mail”. Não esqueça suas respostas automáticas. Alguns formulários te permitem escrever uma nota de agradecimento pessoal. Tire proveito disso e escreva uma notinha especial pessoal para todos aqueles visitantes que estão muito interessados.

09. Posicione seus CTAs com sabedoria

Um dos elementos mais importantes no seu site é o que mostra aos seus visitantes como tomar a ação desejada. Quer seja um grande botão “CLIQUE AQUI” ou uma opção mais sutil, você precisa se certificar que seus CTAsestão posicionados de forma apropriada em todo o seu site.

Os CTAs devem atrair a atenção, mas não devem fazer seus visitantes sentirem como se algo estivesse gritando com eles enquanto estão no seu site. Um CTA colocado adequadamente está pedindo para ser clicado, ele não te força a clicá-lo. Verifique suas páginas com olhos bem abertos e veja se não há nada que esteja “gritando” ou que precise ser trocado de local.

10. Otimize suas fotos

O tamanho é tudo quando se trata de fotos. Verifique se o tipo de arquivo é o apropriado para suas fotos uma vez que isso pode afetar a sua dimensão e qualidade. Como o Wix suporta diversos formatos, você não deve ter grandes problemas. Se você está fazendo upload de uma foto grande e depois vai mostrá-la no seu site em tamanho pequeno, está desperdiçando espaço de armazenamento para você e tempo de carregamento para seus visitantes. Quando for possível redimensione suas fotos para a resolução na qual vão ser mostradas.

Está querendo usar uma galeria para exibir suas incríveis fotos? O Wix Pro Gallery está à sua disposição. Há diversos layouts à escolha e opções de personalização para que a galeria fique exatamente como você deseja e, dessa forma, suas fotos terão a exposição merecida.

11. Faça uso de vídeos

Qualquer tipo de vídeo vai atrair a atenção do seu público, por isso se certifique de que estão em perfeita ordem. Se você está incorporando vídeos do YouTube ou do Vimeo ao seu site, verifique o link para a fonte original para ter certeza de que o vídeo ainda está ativo. Quer ter a certeza que seus vídeos vão estar sempre com uma aparência ótima no seu site? Use o Wix Video para mostrá-los, você pode até sincronizá-lo com seu próprio canal do YouTube.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

12. Esquematize seu layout

Você já passou tanto tempo estudando a navegação no seu site que talvez você não seja a melhor pessoa para julgar a facilidade da navegação. Este é um bom momento para pedir aos amigos e a outros conhecidos para verificar seu site e darem algum feedback. Escreva todas as suas anotações ou sugestões, e veja o que há em comum. Isto vai te dar uma boa oportunidade para ajustar as coisas e evitar potenciais armadilhas na navegação.

13. Faça um link do logo para a homepage

Todos esperam que, ao clicar na logomarca, sejam direcionados de volta para a sua página inicial. É praticamente uma lei da internet, e é uma excelente prática que você deve implementar. Por quê? Porque ao seguir este padrão você diminui a confusão dos seus visitantes ao navegarem no seu site.

SEO

14. Verifique seus links

Quando alguém clica em um link no seu site e é direcionado para o local errado, você pode ter certeza de que a pessoa vai abandonar seu site imediatamente. Que tal evitar um monte de chateação aos seus visitantes? Basta checar os links que incluiu em seu site e se certificar de que estão direcionando para o destino pretendido. Isto serve para todos os links nas suas páginas, menu, blogs e até suas âncoras.

15. Pesquise suas palavras-chave

Se você já revisou o texto do seu site, agora é o momento de revisá-lo de novo e procurar as palavras-chave do seu SEO. Se não conseguiu encontrar algumas enquanto revisou o texto, talvez seja necessário reescrevê-lo ou adicionar mais algum conteúdo para que as palavras-chave possam ser devidamente incluídas. Como tudo na vida, é preciso encontrar o equilíbrio entre colocar essas palavras nos locais adequados e o uso exagerado de palavras-chave. Termine a edição do seu texto se certificando de que os cabeçalhos estão no formato certo de acordo com a forma como o Google verifica o conteúdo. Isto significa que você deve estruturar seu conteúdo de forma que crie uma hierarquia. Para saber mais sobre este importante passo leia nosso útil guia sobre tags de cabeçalho.

16. Adicione alt text às suas fotos

Agora que seu texto já está todo pronto chegou o momento de olhar para as suas fotos. Adicionar alt text às suas fotos é uma boa ajuda para o SEO, por isso adicione palavras-chave curtas e descritivas a cada uma delas. O termo “alt text” te soa como algo completamente estranho e complicado? Veja aqui como adicionar alt text às suas imagens.

17. Escolha seu nome de domínio

Seu site estará totalmente indexado nos motores de busca usando a URL do Wix que você recebe. Mas se o site é para o seu negócio, é aconselhável ter seu próprio nome de domínio personalizado. Escolher um nome de domínio deve ser relativamente simples para você, uma vez que muito provavelmente será o nome da sua empresa. Veja este artigo que é muito útil para você saber mais sobre como escolher o melhor nome de domínio para seu site.

18. Verifique as configurações de SEO de cada página

Se você achou que já tinha visto tudo sobre SEO, pense duas vezes! As configurações de SEO das suas páginas são outro elemento importante que não deve ser negligenciado. Você deve definir a descrição e título das suas páginas perante os motores de busca. Estas configurações se aplicam a cada uma das páginas do seu site (lembre-se que falamos que leva um tempo!), por isso não se esqueça de preencher estes detalhes para cada uma das suas páginas.

Se você é um usuário Wix, então acabou de ganhar na loteria! Graças ao fantástico e intuitivo Wix SEO Wiz, você pode responder a algumas perguntas e receber seu próprio plano de SEO com uma “checklist” personalizada para seu site.

MOBILE

19. Otimize para mobile

Com cada vez mais usuários acessando sites a partir de dispositivos móveis, é importante otimizar seu site justamente para visitantes que acessam a partir dos smartphones. Ser legível e fácil de usar deve ser o principal foco do seu site em termos de mobile. Com o Editor Wix Mobile, você pode reorganizar a aparência da sua página para uma perfeita visualização em aparelhos móveis. Se você precisa de mais razões, saiba que, diferentemente do passado onde só a versão desktop do site era indexada, hoje em dia, o Google também pode indexar os sites mobile.

20. Inclua uma barra de ações rápidas

Todos nós sabemos que navegar num site em um dispositivo mobile é uma experiência totalmente diferente de navegar num desktop. Para se ajustar às pequenas telas, adicione uma barra de ações rápidas para facilitar o processo de navegação e faça a felicidade dos seus usuários.

Pronto para riscar “lançar site” da sua lista? Crie seu incrível site ainda hoje!

Por Equipe Wix

MOCCATO

Receba em casa café single origin das
melhores fazendas do Brasil.

Café não é tudo a mesma coisa.
Curioso?

A PARTIR DE
R$ 39,00
MENSAIS

Saiba Mais

Comentários
pertinent things to do!

Artigos de Carlos Ribeiro

Ver blog
há 4 anos · 3 min. de leitura

A recente situação em que vivemos vem afetando, além da economia, o comportamento de compra do consu ...

há 4 anos · 4 min. de leitura

Guest Post21 de janeiro de 2020 Nota do editor: Esta é uma postagem de convidado do G2G · Quem já jo ...

há 1 mês · 1 min. de leitura

✅ O Retrato da Vovó explora uma era marcada por uma explosão de estilo e rebeldia: os Teddy Boys. · ...

Profissionais relacionados

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Grupo Gps

    Controlador De Acesso

    Encontrado em: Buscojobs BR C2 - há 2 horas


    Grupo Gps São Paulo, Brasil

    Oportunidades para região da ZONA SUL para controlador de acessoNecessária experiência ou curso na área (**por favor se tiver curso na função colocar no currículo**)Ter fácil acesso a região da SULTer disponibilidade de horário pois a empresa não conciliaSalário fixo + benefícios ...

  • Zion Participacoes E Empreendimentos S/A

    Assistente Financeiro Jr

    Encontrado em: Buscojobs BR C2 - há 2 dias


    Zion Participacoes E Empreendimentos S/A Anápolis, Brasil

    **OBJETIVO DO CARGO**Realizar análises financeiras e gerar relatórios, além de fornecer suporte à equipe de finanças, ajudando a controlar as despesas e a receita.**PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES**- Coletar, analisar e interpretar dados financeiros, incluindo demonstrações financei ...

  • Grupo Amp

    Atendente De Vendas

    Encontrado em: Buscojobs BR C2 - há 2 dias


    Grupo Amp São Paulo, Brasil

    O colaborador irá realizar a venda de empréstimo consignado a aposentados e pensionistas, servidores públicos e assalariados em loja física no balcão.O atendente será responsável por toda rotina comercial e administrativa, assim como digitação de propostas, acompanhamento de cont ...